2013/10/10

HP - Apresentação da Nova Gama de Produtos

A HP fez a apresentação da sua nova gama de produtos em Barcelona, e o nosso enviado especial Luis Costa não perdeu a oportunidade para voar até ao país vizinho para nos trazer todas as novidades em primeira mão.


O Aberto até de Madrugada foi convidado e estar presente neste evento internacional, e eu pessoalmente, tive o prazer de poder representar este nosso blog. A sessão foi dividida em três partes: apresentação formal dos novos equipamentos, entrevistas com os responsáveis da HP, e visita ao espaço de exposição.

A apresentação teve a participação de três executivos da HP:
  • Herbert Köck  - Senior Vice President Printing and Personal Systems Group & Managing Director
  • George Brasher - Vice President, General Manager, Worldwide Laser Printer Business &  LES Marketing and Strategy, Printing and Personal Systems Group
  • Enrique Lores - Senior Vice President & General Manager,Printing and Personal Systems Business PC Solutions


Herbert Köck iniciou a sessão, enquadrando a sessão e apresentando a nova visão da marca para um novo estilo de IT: a núvem, segurança, mobilidade de grandes volumes de de informação levou a HP mudar de estratégia. A sua experiência e capacidade de inovação vão criar oportunidades de negócio.

Regressa a aposta no segmento dos PCs e portáteis, a qual será feita em diversos segmentos de mercado, para responder às necessidades dos clientes. Os tablets serão também alvo de atenção, mas sem descurar a segurança.


Seguiu-se George Brasher que nos falou sobre os novos desafios no campo da impressão e digitalização.
O Scan está na ordem do dia. A nuvem está a ser utilizada para os guardar.
90% de quem tem um smartphone quer imprimir, não sabe como, se é difícil ou pouco seguro.


Aqui mais uma vez há uma mudança de paradigma. O papel não desaparece, mas passa a partilhar o seu lugar com o digital. Impressão simples e segura a partir de equipamentos móveis é um dos principais objectivos a atingir.


As referências voltam a ser as mesmas, e são estas que passam a acompanhar os equipamentos HP, mesmo os de grande formato. Para isso contam com a preciosa colaboração de um novo addon.

Este equipamento, está disponível em duas versões. Uma USB (HP 1200w Mobile Print Accessory) compatível com  as impressoras mais antigas (até 2008), e outra que se integra no hardware das novas impressoras (HP JetDirect 2800w for FutureSmart Fleet).

Os mercados emergentes, assim como as pequenas e médias empresas não foram esquecidas.


A última intervenção coube a Enrique Lores, que estava a jogar em casa, pois é natural de Barcelona.


A sua intervenção foi particularmente interessante. Abordou o facto de existir uma diferença substancial entre aquilo que os utilizadores querem e o que os departamentos de IT entendem ser o correcto. O entendimento não é facil. :)

Há uma clara diversidade de trabalhadores, uns nascem com os PCs outros conhecem-nos aos 40 anos.
O local de trabalho deixou de ser algo estático e constante. Deixa de fazer sentido o tradicional "das 9 às 5", e a mobilidade está sempre presente na ordem do dia.


Nada melhor que uma máquina bem apetrechada, e sobretudo mais leve e maneável. Foi isso que a HP procurou conseguir com a sua série EliteBook 800. A certificação em 9 testes militares é sinónimo de robustez, e indica um especial cuidado nesta área.


A comparação com a série 8000 deve deixar muitas pessoas e empresas a considerar a troca pela nova versão...


A série 600 dos ProBook, permite configuração do hardware, e a 400 é que será comercializada a preços mais acessíveis.O HP Spectre x2 Pro, a par dos ElitePad são as apostas da marca para a mobilidade.



Outra notícia de relevo foi o anúncio do HP Mobile Connect, um serviço de internet móvel pré-paga, para utilizar localmente ou em roaming, consoante o país escolhido. O HP Mobile Connect está disponível para a Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Holanda e Reino Unido, com planos a começar no 1,25€ para 3h. Estão disponíveis planos diários, semanais e mensais.

Mais interessante, poderão ser os Fearless Roaming Plans, já disponíveis para Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Espanha, Suíça e Reino Unido. A estes países e até final do presente ano irão juntar-se a China, Hong Kong e os EUA.


A HP apresentou ainda novas soluções de segurança. Se a bios for hackada, o sistema detecta e resolve. Funcionalidade interessante, e que justifica ser seguida com atenção.

O HP trust circle, passa a definir quem acede a quê. Muito interessante para os meios empresariais...


O Secure jacket permite uma dupla autenticação. Fiquei curioso, tive de testar :)
Podem ver o resultado nas imagens no final do artigo.


Preços para os equipamentos HP

  • HP EliteBook 800 e HP ProBook 400 - preços a partir dos 699 euros e 499 euros, respectivamente. HP ProBook 600 - com preços a começar nos 599 euros.
  • HP Spectre x2 Pro - preço a partir dos 999 euros. 
  • HP Security Jacket para o HP ElitePad - preço a começar nos 279 euros com leitor de cartão inteligente integrado, e por 499 euros com a adição do leitor de impressões digitais opcional.

Terminadas as apresentações, foi altura de passar às entrevistas, onde tive oportunidade de esclarecer com mais detalhe o funcionamento do sistema de impressão sem fios. Fiquei ainda a saber que as novas impressoras têm um sistema de detecção de folhas que interrompe a impressão caso detecte mais do que uma folha a ser puxada.
Para grandes volumes de trabalho, podem ser agendadas tarefas por forma a evitar as horas de maior congestionamento. O OCR automático foi alvo de melhorias para melhorar a sua eficiência.

No campo dos PCs, portáteis e tablets não consegui obter informação para além daquela que já é conhecida. Android, a HP aposta em multi OS, mas sempre com valor acrescentado. Apenas e só. Curto.

A notícia mais interessante acabou por ser os smartphones, uma aposta (confirmada) de futuro. Faz parte dos planos, mas ainda sem datas no horizonte.


A parte final do evento foi dedicada a uma visita a sala de exposição, onde tive oportunidade de ter um primeiro contacto com os equipamentos. Se houve algo que despertou o meu interesse, foi a impressão sem fios.




Como a curiosidade tinha de -e podia- ser satisfeita, meti mãos à obra. A HP LaserJet Enterprise M806 não gostou do Nexus 4, pelo que passei a outras vítimas. Este problema estendeu-se a todas as impressoras com NFC e infelizmente já não é nada de novo, embora não se limite à HP. Os seus equipamentos estavam a funcionar, os restantes, nem por isso. Quando um Android "puro" não consegue tirar partido desta funcionalidades, algo está mal. Tentei as ligações wireless disponíveis, mas a única que estava aberta não correspondia a uma impressora que estivesse no local onde me encontrava.

Decidi pedir a colaboração dos técnicos da HP, e tentar a minha sorte. Por alguma razão que não foi possível esclarecer em tempo útil, ao utilizar a password do wireless, não me consegui ligar à impressora que estava a testar. Anulada a password, já foi possível ligar-me. Instalei a App Android, e rapidamente consegui imprimir o cartão de embarque. Missão cumprida!

Aproveitei ainda para espreitar os portáteis onde, estranhamente, a resolução não passa do HD. Será que o sector empresarial não é mais exigente? O HP EliteBook pareceu-me particularmente interessante. Aparenta ser bastante leve e resistente. O sistema de ventilação do EliteBook foi desenhado para permitir uma eficiente dissipação de calor, o que é sempre bem vindo, nomeadamente nestes equipamentos cada vez com menos espessura. A tampa traseira amovível será por certo do agrado do departamentos de informática; com apenas dois ou três parafusos e têm livre acesso a vários componentes. O Spectre x2 deixou-me igualmente curioso. Pena realmente a resolução do ecrã.


A terminar, os nossos agradecimentos à HP pelo convite para estarmos presentes neste evento de apresentação mundial dos seus novos equipamentos.


Galeria de Imagens





2 comentários:

  1. E os novos chromebooks, só os méricans é que têm direito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, eu perguntei sobre tablets Android, nada referiram quando ao Chromebook, o que não deixa de ser estranho.

      Eliminar