2013/10/15

Tecnologia mobile deixa-nos cegos ao perigo à nossa volta?


Basta olhar para qualquer lado em nosso redor, dezenas, centenas de pessoas, a maioria delas de olhos voltados para baixo, para o ecrã dos seus smartphones. Poderá ser o vício de se manterem ligados ao mundo... mas até que ponto é que isso não os deixa desligados do que se passa mesmo em seu redor. Em São Francisco, um trágico incidente veio levantar esta questão.



Durante uma viagem igual a tantas outras, numa carruagem apinhada de gente um homem puxa uma pistola e aponta-a indiscriminadamente em seu redor antes de voltar a guardá-la, e repete a mesma coisa por várias vezes. Em seu redor, dezenas de passageiros permanecem alheados sem qualquer tipo de reacção, de olhos focados nos seus tablets e smartphones... até que finalmente o homem dispara e atinge mortalmente um estudante de 20 anos que ia sair do comboio.

Durante milhares de anos - ou mais propriamente durante toda a evolução que nos permitiu chegar aos dias de hoje - o Homem juntou-se em grupos como método de defesa natural. Actualmente, graças à tecnologia que nos permite estar em todo o mundo, acabamos por deixar de estar no local onde fisicamente estamos, abrindo a porta a incidentes como este (e a outros menos trágicos, como os simples furtos - como se já não fossem uma praga suficiente mesmo no tempo em que as pessoas estavam atentas ao que se passava em seu redor; embora todos passem a notar quando o alvo do roubo é o próprio telemóvel, para surpresa do "alvo".)

Embora seja compreensível a vontade das pessoas em "espairecer" e colocar as notícias em dia, falar com os amigos, jogar os seus jogos favoritos... talvez não seja mau relembrar que há ocasiões para tudo, e que por vezes melhor será estar um pouco mais atento às coisas que realmente estão à nossa volta do que preocupado com o que se passa no ecrã do smartphone.

3 comentários:

  1. Não tem muito (ou não tem nada) a ver com o post, mas frequentemente fiz viagens Lisboa-Porto, Porto-Lisboa, de carro, sózinho. Até aposto que todos os dias há porradaria de gente a fazer isso.

    Que tal uma app, como a do link, que permitisse anunciar: "Parto para o Porto, às 8:00, preço a pagar por quem quiser ir comigo: €25 se for uma pessoa, €40 se forem duas" ?

    Dava para a gasolina e viajava-se acompanhado e duas horam e pouco passam depressa.

    http://www.actualidadiphone.com/2013/10/15/amovens-una-aplicacion-para-compartir-coche-con-otros-usuarios-y-ahorrar-dinero/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso a mim parece-me um convite para ser assaltado... um convite para sofrer carjacking... O tempo de dar boleia a estranhos já passou à muito!

      Eliminar
    2. Para funcionar tem que ter algum tipo de intermediação por uma empresa:
      "Amovens es una empresa española que te permitirá encontrar otras personas con las que viajar con el fin de ahorrar dinero y preservar el medioambiente. La firma ha lanzado una aplicación, compatible con dispositivos iOS y Android".

      Eliminar