2013/10/28

Tecnologia transforma earphones em sensores de ritmo cardíaco


A nossa sociedade parece estar a ser assolada e contagiada por uma febre de fazer desporto, e em parte isso poderá ser atribuído à viciante componente de tracking que agora se popularizou com os smartphones.


Se há muito que temos pessoas que não dispensam a oportunidade de calçar as sapatilhas e ir correr (ou andar de bicicleta, ou etc.), a verdade é que com a ajuda dos nossos computadores de bolso o desafio se torna muito mais motivador. É fácil verificarmos o progresso conseguido ao longo do tempo, e cada novo recorde serve para encorajar a fazer mais e melhor.

No entanto há ainda um aspecto que não é lá muito simples. Um smartphone é capaz de monitorizar com precisão a nossa localização e tempo, mas não sabe muito sobre como está o nosso corpo. É certo que há sensores de ritmo cardíaco que se podem utilizar... mas, não seria mais interessante que o nosso smartphone pudesse fazer isso sem acessórios adicionais? Usando uma nova tecnologia, é possível usar os earphones como sensores de ritmo cardíaco... e isso aplica-se aos earphones que já estão a usar!

Usando os earphones como microfone, esta tecnologia permite detectar o ritmo cardíaco, mesmo em situações de ruído ambiente. Para demonstrar que não são necessários earphones especiais (ou caros), a demonstração foi feita usando earphones de valor inferior a 10€.

... Agora é só esperar que esta tecnologia seja integrada em apps de tracking desportivo - mas não só. Consigo imaginar as possibilidades de algo deste tipo para monitorizar o ritmo cardíaco ao longo de todo o dia, não só em situações de actividade desportiva mas em tudo o resto, e eventualmente podendo alertar-nos para potenciais situações anómalas antes que se tornem graves.

Por outro lado... poderá ser também usado como desculpa para os que gostam de andar com os earphones apenas para não ouvirem os outros! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)