2013/11/08

Mega-Roubo de Bitcoins rende mais de 1.2 milhões


Os bitcoin podem estar na moda (e com o potencial transformarem qualquer pessoa num milionário com um investimento de apenas $27 dólares) mas todos os motivos que tornam esta moeda criptográfica digital segura e anónima fazem também com que seja altamente apelativa para quem gosta de se apoderar do dinheiro dos outros.


Um site que oferecia diversos serviços relacionados com Bitcoins, como carteiras digitais onde guardarem as vossas bitcoins, serviço de anonimização de bitcoins trocando dinheiro entre os utilizadores, etc. foi hackado e viu os hackers levarem 4100 bitcoins, com valor aproximado de $1.2 milhões!

Hoje em dia, embora se façam todos os esforços possíveis para proteger o nosso dinheiro, a verdade é que a verdadeira segurança do sistema não está no "PIN" do vosso cartão de crédito ou cartão multibanco, mas sim em todo o registo de transacções que é feito. Mesmo que alguém consiga entra numa conta bancária de outro indivíduo, terá que transferir o dinheiro para outra conta - e essa transacção ficará registada e poderá ser usada para investigar o que aconteceu (ou rapidamente anulada). O verdadeiro ponto crítico é o elo final, que permite aos ladrões meter as mãos em dinheiro físico real, para que deixem de ter esse rasto electrónico (e daí o recurso a contas falsas ou em nome de pessoas vulneráveis, que se sujeitam a essas situações... sem saberem que depois serão eles a dar a cara quando as autoridades vierem investigar o caso.)


Nos Bitcoins, o sistema é seguro por se poderem igualmente validar todas as transacções já feitas... mas comporta-se como dinheiro real. Isto é... depois de um bitcoin passar para outra pessoa, não há forma de reverter essa operação. Por isso mesmo os bitcoins devem ser guardados com ainda maior cuidado que qualquer password ou número do cartão de crédito. Muitos recomendam até que os bitcoins fiquem guardados num dispositivo desligado da internet, ou recorrendo até a uma impressora para os guardarem impressos em papel.

Servirá de alerta de que nem tudo o que é digital deverá ser obrigatoriamente guardado "na cloud", ou num computador que possa ser vulnerável a ataques vindos da internet.

1 comentário:

  1. Os bitcoins são muita areia para a minha camioneta. Mesmo assim acho que já percebi os alicerces da coisa. Alguém conhece alguém que tenha minerado um bitcoin ?

    ResponderEliminar