2013/11/05

Menina Virtual apanha 1000 Predadores Sexuais na Internet (incluindo 3 Portugueses)


Como canal de comunicação "livre", a internet é capaz de nos mostrar simultaneamente tudo o de bom que a nossa sociedade pode criar... e também o que de pior pode gerar. Uma dessas pragas é a pedofilia, e a internet e as ferramentas de anonimização dificultam imenso o trabalho das autoridades em combater esse flagelo. Mas... tal como há tecnologia que os pedófilos e predadores sexuais que abusam das crianças usam para se esconderem... também se pode recorrer à tecnologia para os apanhar. É esse o caso desta pequena menina Filipina de 10 anos.

Sweety esteve na internet durante 10 semanas, sendo abordada por inúmeros homens, dos quais cerca de mil estavam dispostos a pagar para vê-la a ter relações sexuais em frente à câmara. É algo que provavelmente se repete diariamente para muitas outras crianças; mas neste caso Sweety era uma criança digital que foi criada por uma organização holandesa como isco para identificar predadores sexuais na internet.

Por ela passaram mais de 20 mil homens de 71 países, dos quais mil ofereceram dinheiro para que a coisa passasse ao nível seguinte, e nos quais se incluem três portugueses. No entanto a  maioria dos apanhados era dos EUA, seguidos pelo Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, etc. Uma distribuição que demonstra que este indesejável fenómeno parece ter mais predominância nos países ditos "desenvolvidos".

Os dados recolhidos irão agora ser fornecidos à Interpol, para que possa dar seguimento à investigação. Mas por outro lado, se este caso nos relembra de que é necessário combater este abuso das crianças, irá também servir para que esses mesmos predadores tomem precauções redobradas nas suas actividades na internet.

9 comentários:

  1. Quando for pai não vou certamente ficar descansado.

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=ZEWkIAFPa3g

    ResponderEliminar
  3. Já que se fala tanto na NSA ultimamente, não sei o que é que eles andam a vigiar...falsos terroristas?? Se quisessem ser mesmo úteis podiam usar a sua tecnologia para apanhar criminosos como estes.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Qts mais andarão por ai....
    Oxalá apanhem mts mais assim...
    :-(

    ResponderEliminar
  6. Fiquei muito desapontado com este vídeo. O projecto em si é excelente, identico ao que uns neonazis fazem na Rússia. Agora o que desaponta é, qual é a necessidade revelar isso para a comunicação social? A ideia é vender o projecto ou apanhar pedófilos? É que por cima, revelaram a aparência da "sweetie", "quimaram" a imagem dela. Executavam o projecto calados e talvez teriam mais sucesso. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo "digital" não terão grandes problemas em facilmente recriar 1001 outros rostos diferentes. Mas penso que o objectivo terá sido sensibilizar a opinião pública, e mostrar às autoridades que é relativamente fácil apanharem-se estas pessoas.

      Eliminar