2013/12/03
A discriminação do "tracking" online - e como isso nos afecta a todos
Como se sentiriam se entrassem numa loja, e os clientes que fossem vestidos de vermelho tivessem um desconto de 20% nas compras; mas os que fossem vestidos de verde tivessem um preço inflacionado em mais 10%? Seria inconcebível, certo? Mas é o que acontece a milhões de pessoas diariamente, quando visitam lojas online.
Muito se tem falado dos cookies e do tracking online, sem que no entanto a maioria das pessoas perceba bem porque motivo se tem feito tanto alarido em torno destas questões. E a realidade é que esses dados tanto permitem que uma loja/site/serviço possa simplificar e facilitar a vida aos seus utilizadores... como usá-los para "espremer" os clientes ao máximo.
Já tivemos casos em que lojas online apresentavam preços superiores a quem visitasse o seu site usando iPads e iPhones, assumindo que estes utilizadores estão mais predispostos a pagar mais pelos produtos; outros que dão preços diferenciados dependendo do local em que vivem (e se estão mais próximos de lojas concorrentes)... E temos também casos de sites de viagens e hoteis, que apresentam preços diferenciados dependendo se são novos utilizadores, se já por lá andaram a pesquisar antes, ou se andaram a ver preços em sites da concorrência. Enfim... uma infinidade de tácticas que podem ser exploradas para tentar maximizar o lucro.
Ninguém sabe bem qual a verdadeira dimensão destes esquemas, e por isso mesmo há investigadores de várias Universidades a trabalhar nesta questão, usando "bots" que se fazem passar por pessoas com perfis diferenciados, e que servirão para avaliar o tratamento diferenciado/discriminatório que lhes será dado.
Até que os seus resultados sejam publicados, podemos apenas ter atenção redobrada quanto a este tipo de coisas - e recorrer a testes simples, como visitar o site usando outro browser, em modo "incógnito" para evitar os cookies que vos identificam, ou até recorrendo a um proxy/vpn que esconda o vosso IP, para confirmarem que o preço/condições que vos são apresentados são mesmo aqueles que são apresentados "ao resto do mundo" e não estão a pagar mais apenas por já lá terem ido espreitar o site antes e isso indicar que estão mesmo interessados no produto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esta sociedade moderna é tão feita de aldrabiçes e coisas que tais que ás vezes sinto falta da pasmaceira de antigamente onde não tínhamos de andar tão preocupados com a segurança.Sempre existiram pessoas que furavam o esquema, mas agora é de outro nível...
ResponderEliminar