2013/12/11

Android passa a mostrar botão de menu virtual mesmo quando há botão físico


Não é segredo que o Google tem tentando fazer com que os equipamentos Android percam os botões físicos que inicialmente lhe deram a sua imagem de marca. Bastará olhar para os mais recentes Nexus para ver que o Google tem apostado nos "botões virtuais", e agora fez mais uma ligeira alteração que visa dar mais um toque aos parceiros para que sigam nesse sentido.



Muitas pessoas queixam-se da falta de consistência entre diferentes equipamentos Android. Nuns temos o botão de recuo à esquerda, noutros à direita, e noutros ainda não existem botões. A nível do interface isso causa também algumas confusões: quem tiver um Android sem botões verá a opção do menu a aparecer na barra de funções, mas quem tiver um Android com botões não verá nada, tendo que "adivinhar" que existem opções caso pressione a tecla correspondente.

Mas isso está prestes a mudar: o Android vai passar a mostrar sempre o botão virtual de acesso ao menu, mesmo que exista um botão físico. Isto torna o botão físico redundante e desnecessário, ao mesmo tempo que apresenta sempre um indicador visual de que existem opções/menus que o utilizador pode escolher.

Se isto será suficiente para que os fabricantes que ainda usam botões físicos se decidam a abandoná-los e a adoptar os botões puramente virtuais... isso é que já será mais difícil de prever. Mas penso que o Google bem que deveria apostar em arranjar forma de permitir uma fácil utilização do espaço que os botões virtuais ocupam. E como vários outros launchers e Androids alterados fazem, não seria difícil arranjar forma de "esconder" a barra e depois trazê-la de volta com um gesto. Senão... continuará a ser notória a diferença de espaço útil real entre dois Android idênticos, mas onde um use botões físicos e deixe o espaço todo do ecrã livre para conteúdos, e outro que "rouba" um pedaço do ecrã para essa função.

7 comentários:

  1. isso ja aconteçe no primeiro note 10.1

    ResponderEliminar
  2. Um dia olhei para o meu Nexus S e disse: vais ter de ir embora, porque estou cansado de botões. Pronto, comprei um Nexus 4 que não tem botões e agora não quero outra coisa.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Sim... agora é que é bom ...

    Temos um bocado do ecrã que é perdido para porem botões quando ha tanto espaço para porem botoes capacitivos no espaço inutilizado do equipamento, ou seja, perdemos espaço no ecrã e ficamos com uma moldura preta completamente inutil no telefone/tablet onde se poderia por os botões....

    Não adianta ter um ecrã FHD se estou a perder espaço nele.

    Ja olharam para o novo nexus 5 porque é que não se aproveitou o espaço fisico do telefone no fundo do ecrã para por botoes ? Mas não .. o melhor é mesmo roubar espaço ao ecrã....

    Mas que idiotice....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Quem diz que tem um smartphone fullHD ou 720p, com kitkat deixa de ter. A barra estará sempre presente e rouba espaço de ecrã e deforma o aspect ratio. Em telemóveis que não têm butões físicos/capacitivos, o normal seria colocar esta barra na parte de baixo do telemóvel onde há mais que espaço suficiente para ter os butões (vejam o Samsung Galaxy SIII).

      O mais grave no meio disto tudo é que quem tem telemóvel com botões físicos/capacitivos (Samsung Galaxy SIII), disfruta actualmente da totalidade do ecrã e usa os botões exactamente da mesma maneira que a google quer implementar mas com o update para o kitkat passa a ter duas filas de botões!!! Isto não é normal!!!!

      Eliminar
    2. Tenho exactamente a mesma opinião!... Tirou-me as palavras da boca. . .
      Por isso é que continuo a achar que o caminho que tem percorrido a samsung, nesse sentido, é para mim o ideal. . .
      Gosto muito do meu galaxy S4. . . Tem um verdadeiro ecrã fullHD de 5 polegadas, num corpo muito compacto. . . Acho que está tudo muito bem aproveitado. . .

      Eliminar