2013/12/19

App de Reconhecimento Facial a caminho do Google Glass


O Google bem se tem tentado esquivar às questões da privacidade, mas já sabemos que se algo é possível haverá sempre alguém que se vai dedicar a torna-lo realidade; e neste caso há quem já esteja a trabalhar numa app de reconhecimento facial par ao Google Glass.



A app FaceRec é criação de um jovem de 24 anos que vai permitir fazer o reconhecimento de pessoas e objectos e manter um registo e onde e quando foram vistos. Embora por agora o sistema se limite a fazer o reconhecimento de imagens captadas a cada dez segundos e tenha uma base de dados de rostos reduzida, é fácil imaginarmos que num futuro não muito distante as suas capacidades passem a fazê-lo em tempo real e com uma base de dados a nível mundial (ainda recentemente o FBI utilizou os rostos no FB para conseguir apanhar um pedófilo, descobrindo quem era criança que aparecia num dos vídeos).

Com estes dados, passa a ser possível fazerem-se coisas que são incríveis (e também assustadoras). Poderemos por exemplo perguntar, ao estilo Google Now, se por acaso vimos a pessoa X no local Y no mês passado; e assumindo que um dia estes dados são partilhados entre todos, permitirá fazer o "tracking" de qualquer pessoa que esteja a ser vista por qualquer outra pessoa que esteja a usar um sistema deste tipo.
A NSA vai delirar com todo este tesouro de informações! ... E já estou a imaginar o aumento da procura das máscaras de Carnaval para quem quiser andar na rua sem querer ser identificado...

E isto sem falar nas aplicações mais lógicas, como (finalmente) podermos reencontrar alguém que conhecemos numa qualquer situação no passado e não nos lembrarmos do seu nome. Com algo deste tipo, as informações sobre essa pessoa poderão ser imediatamente apresentadas em frente aos nossos olhos, poupando-nos esses momentos embaraçosos - especialmente para as pessoas que têm pouca aptitude para se lembrarem do nome das pessoas... como eu!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)