2013/12/06

Google expande respostas de voz a mais línguas - Português para breve?


Muito se tem avançado nos sistemas de reconhecimento de voz e de "assistentes pessoais inteligentes" nos últimos anos, tanto com a Siri no iOS como com o Google no Android (e não só). Infelizmente, é algo que continua a estar acessível apenas a quem falar inglês e poucas mais línguas. Finalmente, o Google parece estar a fazer um esforço para trazer estas funcionalidades vocais ao resto do mundo.



Pergunte-se a um Android em inglês: "What's the weather for today?" ou "What time is it?" e teremos a nossa pergunta respondida em alta voz pelo nosso smartphone ou tablet. Tentem fazer o mesmo em português e descobrirão que o nosso Android "ficou sem pio"!

As respostas por voz são essenciais para que este tipo de sistemas se tornem práticos de utilizar, não só em situações onde não será conveniente estar a desviar o olhar (como quando se está a conduzir), como também quando estão concentrados noutra tarefa e uma resposta vocal evitaria terem que olhar ou pegar no smartphone, roubando preciosos segundos que desejariam não ter perdido para descobrirem algo que poderiam ter simplesmente ouvido.

Agora, o Google expande estas respostas por voz ao Francês, Alemão e Japonês, tanto no Android como no iOS (e espera-se que brevemente também o faça na web), fazendo renascer a esperança de que não falte muito para que outras línguas que suportadas pelo Google Knowledge Graph se sigam. E sim, isso significaria que para além do Russo, Italiano e Espanho... também o Português passaria a ter direito a respostas faladas nas pesquisas por voz no Google!

... Da forma que as coisas estão, já nem me chateava muito que as respostas fossem dadas com sotaque brasileiro!

5 comentários:

  1. ta comfirmado todas as linguas presentes na biblia antes de gomorra. portugues deve vir algo depois...

    ResponderEliminar
  2. Algo me deve estar a falhar, porque com o Nexus 5 faço essas perguntas e ele responde sem qualquer problema...

    ResponderEliminar
  3. Prefiro em inglês que brasileiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brasileiro vai chegar antes de português tambem... ;/

      Eliminar