2013/12/16

Google remove opções de privacidade do Android 4.4.2


Os utilizadores mais preocupados com a privacidade e segurança ficaram bastante felizes quando viram surgir no Android 4.3 uma funcionalidade (escondida) que lhes permitia definir as permissões para cada app individualmente. Mas com a chegada do mais recente Android 4.4.2... essa funcionalidade desapareceu e tem causado alguma polémica.


No Android cada app tem que especificar que permissões necessita para funcionar, mas isso de pouco serve para descansar os utilizadores. Uma app que peça o acesso aos nossos contactos sob o propósito de automaticamente nos conectar aos nossos amigos, será que usa essa informação só para isso? E porque motivo uma app de calculadora quererá acesso à localização e à internet? Com a App ops, cada utilizador podia bloquear o acesso a tudo o que achasse que a app não deveria aceder, e também verificar se o estava a tentar fazer.

Mas com o Android 4.4.2 esta funcionalidade desapareceu, e o Google diz que o erro não é o seu desaparecimento mas sim o facto de ter aparecido publicamente. Segundo o Google, esta funcionalidade era experimental e não se destinava a uso pelo público, e poderia crashar as apps que não estivessem preparadas para lidar com este "bloqueio" de acesso aos dados a que pensavam ter direito.

A EFF diz não ficar convencida com esta explicação, e que em vez de remover a App ops, teria sido igualmente simples o Google ter optado por responder com "dados falsos" aos pedidos das apps bloqueadas (uma localização inventada, ou uma lista de contactos vazia, etc.) e que assim permitira manter a privacidade dos utilizadores e garantir que as apps continuariam a funcionar sem problemas.

Assim, com o Android 4.4.2, os utilizadores Android sofrem um retrocesso nas definições de privacidade, deixando-os perante uma escolha difícil, manterem-se com uma versão anterior para continuarem a ter o controlo sobre estas permissões (mas sujeitos a algumas vulnerabilidades que foram corrigidas na versão mais recente) ou actualizarem o sistema para corrigirem as vulnerabilidades... mas perdendo o acesso às app ops.

3 comentários:

  1. huumm...

    Acho que quem tiver ROOT não deve ter problemas em arranjar alternativas, não?

    Atendendo ao tipo de bloqueios, não estou a ver a google a matar a própria galinha dos ovos de ouro.

    Enfim, nada é grátis: já sabemos que, muitas vezes, o barato sai caro e, já devíamos saber que o grátis pode sair AINDA mais caro!

    ResponderEliminar
  2. Convenhamos que a maioria das pessoas "não geek", por mais que a palavra "privacidade" lhes ponha os ouvidos à escuta, não lida com este tipo de opções semi-avançadas.

    Para a restante comunidade mais tech/geek... não é problema porque podem facilmente rootear.

    ResponderEliminar
  3. If you are running Android 4.3, Android 4.4.0 or Android 4.4.1 then App Ops is still accessible. If you upgraded to Android 4.4.2 then Google has slammed the door shut. It is still possible to access App Ops on 4.4.2 if your phone is rooted and you install the Xposed Framework for Android 4.4. Alternatively apps like App Ops X can do some of the installation for you, but again only if your phone has root access.

    ResponderEliminar