2013/12/23

Jailbreak para iOS 7 do evasi0n envolto em polémica com "loja pirata"


O grupo evasi0n já disponibilizou o seu jailbreak "untethered" para equipamentos com mais recente versão do iOS 7; mas a par do contentamento de muitos que não dispensam a liberdade que o jailbreak permite, há também uma onda de polémica em torno de uma app que é instalada no processo de jailbreak para os iPhones e iPads chineses.

Este jailbreak untethered do evasi0n para iOS 7.x (é compatível com todos os equipamentos que corram iOS 7.0 até ao 7.0.4  parece ter sido lançado um pouco à pressa. A app Cydia que o acompanha nem sequer é a versão oficial, e isto parece ter sido devido à "ameaça" de que o jailbreak tivesse sido roubado e comprado por um grupo que se preparava para o lançar publicamente mas cobrando por ele, e assim foi decido acelerar o seu lançamento mesmo sem ter todas as arestas limadas.

Mas há outro pormenor que tem gerado bastante polémica. Nos equipamentos com o sistema configurado para a língua chinesa este jailbreak instala automaticamente uma app store não oficial adicional, chamada TaiG.

Esta app store não oficial chinesa poderia ser apenas "mais uma" app store não oficial, mas o ponto da polémica é que por lá se encontram inúmeras apps piratas - algo que vai contra a ética de muitos utilizadores de jailbreak que não gostam de ver o processo associado à pirataria, e que também levanta questões quanto à ética do próprio grupo de jailbreaking.

O grupo evasi0n já veio dizer que embora tenha recebido dinheiro para adicionar a TaiG no jailbreak (fala-se que terá sido perto de um milhão de dólares), tinha ficado bem expresso de que a app não poderia disponibilizar conteúdos pirateados, e que estão a tentar averiguar o que terá falhado.

... Polémicas à parte, o que interessa a todos os fãs do jailbreaking é que poderão passar o Natal e a passagem de ano com os iPhones e iPads livres das imposições da Apple.

7 comentários:

  1. Viva

    Zangam-se as comadres...

    Saurik (Cydia) sabia desde SET do Milhão da TaiG...
    Saurik ainda tentou manobrar o negócio, mas correu mal...
    Saurik nunca gostou de concorrência (os mais velhos lembram-se bem do que aconteceu às outras stores alternativas)...
    GeoHot aparece no meio disto tudo (uma alegada gravação de áudio em que ele aceita/pede 350Mil $ para livrar um JB...
    Só os mal informados ou ingénuos é que julgam que o JB é só amor à causa... isso foi só no princípio...
    No Cydia sempre houve Repos com App crakadas e onde o AppSync podia ser encontrado para se poder instalar Apps da AppleStore crackadas...

    Ainda a procissão nem saiu da igreja... ;)

    ResponderEliminar
  2. Não haja dúvidas que o processo de desbloqueio dos Androids é muito mais transparente.
    Jailbreak do iOS é remar contra a maré... Mais vale comprar um Android Nexus, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  3. se falas no root para android no meu caso está bem complicado para samsung gt-i9205 nem todos tem este problema

    ResponderEliminar
  4. Uso jailbreak desde o primeiro, mas nesta altura, com o iOS 7 não tenho pressa nenhuma - e tenho bastante dinheiro gasto em tweaks do Cydia. Mas a maior parte os tweaks não funciona com o iOS 7, e quando chegar o 7.1 repete-se tudo de novo.

    É um facto que o jailbreak e o Cydia abriam a porta às apps crackadas do Apple Store, mas o dinheiro do Cydia (e dos seus developers) sempre veio dos tweaks, não das apps crackadas. Quanto ao TaiG, para iOS em chinês, a coisa pende para a pirataria o que terá levado os evad3rs a desativar remotamente a sua instalação.
    http://www.idownloadblog.com/2013/12/22/evad3rs-disable-taig-auto-installation-in-chine-until-further-notice/

    ResponderEliminar
  5. O mais preocupante é os evad3rs não saberem (ou se importarem?) com o que vinha na App Store chinesa. Se vinham apps piratas, que garante que não venham coisas realmente perigosas? O problema aqui foi a perda de confiança. Já toda gente anda chateada com a invasão de privacidade promovida pela Apple, Google, Microsoft e aproveitada pela NSA, agora vêm também os chineses? :-) No meu caso não tive necessidade de recorrer ao JB, diferente de outros tempos onde os recursos disponíveis na Cydia eram fundamentais para o meu uso. Agora já não. Mas isso é o meu caso e não pretendo extrapolar minha necessidade para o uso geral.

    ResponderEliminar
  6. São boas notícias.
    Pretendo fazer o jail break ao meu apenas para poder instalar as minhas aplicações (sem ter de ter conta de developers da Apple).

    É usual alguém fazer testes de privacidades ou usos ocultos destas versões de forma a garantir que isto não faz mais do que o IOS normal?

    ResponderEliminar
  7. como está o multi user com Cydia? lembro-me de ler qq coisa há uns tempos, mas como não tinha nada iOS não liguei. Mas dava-me jeito para meter no iPad da maria

    ResponderEliminar