2013/12/27

Nokia remove HERE Maps da App Store devido ao iOS7


Se é certo que não há falta de apps de mapas e navegação na App Store, é também certo que muitos apreciavam a funcionalidade de caching offine disponibilizada pelo HERE Maps da Nokia. Agora, de forma algo inesperada, a Nokia remove a sua app da App Store da Apple.

Sem entrar em grandes detalhes, a Nokia resume-se a dizer que esta remoção é devido a alterações introduzidas no iOS7 e que "prejudicam a experiência de utilização"; e em alternativa recomenda aos utilizadores que utilizem a versão web mobile do HERE Maps em m.here.com.

É pena que a Nokia não especifique precisamente quais as alterações que levaram a esta decisão (quando muito, talvez o gesto de swipe de baixo para cima que agora faz surgir o novo "control panel" no iOS7, e que já obrigou algumas outras apps que tinham paineis deslizantes na parte inferior a redesenharem o seu interface - como a app Philips Hue, por exemplo).

De qualquer forma, não deixa de ser estranho que a Nokia "abandone" o iOS, que não deixará de ser um mercado apetecível. E mesmo as possíveis teorias de que isto se deve a questões políticas, agora que a MS tem mão na Nokia, não fazem muito sentido - pois a própria MS não deixa de lançar as suas apps oficiais para o iOS.

... O que pensam que poderá estar por trás desta decisão?

2 comentários:

  1. Lançaram a app, mal acabada, há um ano.
    Nunca fizeram nenhuma actualização.
    Agora tiveram vergonha e retiraram-na.
    Fim.

    O iOS 7 não tem culpa de nada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Dos Passos. Como utilizador de equipamentos Nokia desde o N80, algo que sempre gostei na Nokia foram os mapas, com guia por voz e actualizações constantes. Com essa ideia, baixei a app Here para substituir os mapas da Apple, seguindo sugestão do Tim Cook! A decepção foi total. A aplicação era péssima, com renderezição lenta, instruções imprecisas e layout genérico. Essa foi uma desculpa triste para um falhanço em toda linha da Nokia no mundo iOS.

    ResponderEliminar