2013/12/19

Opera Max leva a compressão de dados a todas as apps


Muitos utilizadores recorrem ao Opera nos dispositivos móveis para tirar partido da sua capacidade de compressão de dados que acelera o carregamento das páginas web e minimiza o consumo de dados mobile. Infelizmente, é algo que apenas acontece no próprio browser e que não se aplica às outras apps... A não ser que usem este novo Opera Max (ainda em beta.)

Em vez de utilizar a tecnologia de compressão de dados apenas no browser, este Opera Max redirecciona todo o tráfego do vosso Android através de uma VPN onde os servidores da Opera fazem o seu serviço para todas as restantes apps. (Semelhante ao que o Onavo faz com o seu serviço de poupança de dados.)

Claro que isso significa que todos os vossos dados passam através dos servidores deles... mas se já utilizam o Opera regularmente, isso já acaba por acontecer para grande parte das coisas que fazem (e por outro lado, sempre podem olhar para isto como segurança acrescida em situações que usem redes WiFi públicas onde o vosso tráfego pudesse estar a ser espiado - e que graças à VPN, se torna "impossivel", para todos os efeitos práticos).

Por agora este serviço parece estar disponível apenas para os utilizadores nos EUA... esperemos que rapidamente a Opera reconsidere essa opção.

5 comentários:

  1. Quando diz: "Claro que isso significa que todos os vossos dados passam através dos servidores deles... ", é num mau sentido?
    Algum contra em usar o Opera Max?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é algo que cada um terá que decidir por si. Como disse, para quem já usa o Opera, ja terá os dados a passar por lá - embora com este sistema afecte também os dados de outras apps.

      De resto, dependerá da confiança que depositarem na empresa. Pessoalmente, acho que até prova em contrário, se poderá confiar neles. :)

      Eliminar
    2. Obrigado Carlos.

      Também penso que se pode confiar, aliás, fazemos isso constantemente ao instalar apps (nem todas claro) no nosso smartphone ou tablet.

      Eliminar
    3. Perdi meu carregador de Samsung galaxy not 5.....nao consigo encontrar um k carrega rápido.....peco capacidades de um carregador k pod carregar rápido no meu celular

      Eliminar
  2. Tentei instalá-lo no meu Motorola Moto G mas nem aparece na play store. Também já tentei por um navegador e diz que não é compativel com meu dispositivo.
    Acredito que isso é por app ser recente, mas alguém poderia me esclarecer e dizer uma previsão de liberação dele?

    ResponderEliminar