2013/12/07

Palette - Sistema Modular de Controladores Físicos


Os touchscreens vieram trazer-nos uma infinidade de sistemas de controlo que podem ser desenhados à medida de cada função. Um iPad tão depressa pode ser usado como uma mesa de mistura de um DJ, como no momento seguinte servir como palete de ferramentas para edição de fotos. Mas há situações onde a frieza de um vidro não chega, e se quer algo real que se possa manipular fisicamente: e é aí que entra este Palette.

O Palette é um projecto que está no Kickstarter e que quer tornar possível a construção de interfaces físicos de forma tão fácil quanto a construção com blocos LEGO. Querem dois botões e um potenciómetro rotativo? Ou que tal três potenciómetros, quatro botões e dois sliders deslizantes?


Este elementos poderão depois ser usados para controlar todo o tipo de parâmetros nos mais diversos programas (e jogos), permitindo que um botão possa - por exemplo - seleccionar uma ferramenta de pintura, enquanto outro ajusta a intensidade de um efeito; para não falar das aplicações óbvias para as apps de mistura de música e de "VJ". Neste momento o projecto já terá passado o objectivo previsto (e até ao final do mesmo, ainda deverá acumular bastante mais dinheiro) sendo que o único senão é o facto de estes pequenos módulos serem ainda... carotes. O pack básico com 1 botão, 1 potenciómetro e 1 slider custa $99 dólares canadianos (cerca de 68€).

Mesmo considerando que cada módulo tem múltiplos LEDs RGB configuráveis, parece-me ainda um pouco excessivo para que isto se possa tornar num mega-sucesso imediato junto do público em geral. Mas por outro lado, considerando que o mercado principal serão as pessoas que já estão habituadas a investir em controladores físicos que têm preços bastante superiores... não deixará de ser um sucesso neste segmento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)