Já temos visto muitos sistemas que recorrem às emissões dos nossos telemóveis para determinarem a nossa posição no interior de lojas e espaços comerciais. Mas há investigadores que estão a desenvolver sistemas ainda mais curiosos, que conseguem fazê-lo sem que seja necessário recorrer a um telemóvel. E os resultados são tão inspiradores como assustadores.
Estes investigadores já tinham usado um sistema idêntico, usando as ondas de rádio do WiFi e as diminutas interferências causadas pelo corpo humano para detectar a posição aproximada da pessoa assim como certos gestos. Mas agora trazem-nos uma versão mais avançada: o WiTrack que passa a usar sinais de rádio ainda mais fracos que o WiFi mas que é capaz de determinar com precisão a localização de uma pessoa, mesmo atrás de uma parede - e sendo também capaz de detectar gestos.
Como sempre... as possibilidades são imensas: desde libertar-nos da "obrigação" de andar com um smartphone ou qualquer equipamento para controlarmos coisas em nossas casas; mas também um pouco assustadoras se imaginarmos que alguém usa isto para "espiar" o que os vizinhos andam a fazer.
... Por via das dúvidas, acho que é melhor começarmos a comprar acções de empresas que se especializem no isolamento electromagnético de paredes... :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)