2014/01/18

Amazon prepara-se para enviar encomendas que prevê virem a ser compradas


Em Minority Report mostraram-nos um futuro onde os crimes eram previstos antes de acontecerem. A Amazon não é capaz de prever o crime, mas quer patentear um sistema que prevê o envio antecipado de encomendas que podem vir a ser compradas.

Eu não sei se alguma vez pensam na incrível escala logística que nos permite manter o mundo moderno a funcionar. Os bens digitais podem chegar a todos os cantos do planeta em milisegundos, mas quando se tratam de bens físicos, os sistemas de transporte que nos permitem ter algo que é montado nos EUA, com peças que vieram da China e de dezenas de outros países, e que depois de combinados são novamente enviados para todo o mundo... são alucinantes.

Para tornar mais apelativas as compras online e reduzir o tempo de entrega (a Amazon vai frequentemente testando sistemas de entrega cada vez mais imediatos, incluindo no próprio dia) a Amazon imagina um sistema que analisa os desejos dos utilizadores, e assim poderá despachar um produto que provavelmente irá ser comprado para um centro de entrega mais próximo do eventual local de entrega (e futuramente, talvez com os seus drones.)

A mim parece-me bem... desde que as contas não nos comecem a ser mandadas antes sequer de decidirmos comprar os produtos. :)

1 comentário:

  1. Eu acho piada a este tipo de noticias porque compro muitas coisas no Amazon.co.uk e o tempo de espera nunca é menor a 7 dias e chego a esperar mais de 2 semanas... Vejam as datas da minha ultima compra:
    Encomendada em 12 de Janeiro de 2014
    Entregue em Sexta-feira 19 de Janeiro de 2014
    ou
    Encomendada 26 de Dezembro de 2013
    Entrega terça-feira 07 de Janeiro de 2014
    Isto já para não falar de uma t-shirt de Franklin & Marshall que chegou trocada:
    Encomendei em 14 de Dezembro de 2013
    E só foi entregue segunda 24 Dezembro, 2013 e chegou trocada
    Devolvi para troca e mais ou menos uns 7 dias depois recebi a mesma t-shirt...
    Voltei a reclamar e limitaram-se a pedir desculpas e a devolverem-me o dinheiro.
    Agora quando me mandam produtos trocados devolvo-os para evitar mais confusões. E até agora só recebi produtos trocados da Franklin & Marshall...
    Mas claro, há pior. Comprei e paguei uma t-shirt com mangas da Adidas no site de La Redout em 23-12-2013 e ainda não a recebi até agora e no site diz “Diferido 2 semana(s)”… ( http://www.laredoute.pt/sweat-shirt-estampada-moletao/prod-324433184-409213.aspx)

    ResponderEliminar