2014/01/20

CPUs Intel Bay Trail de 64 bits chegam aos Android no 2º Trimestre


Os fabricantes trabalham a toda a velocidade para levarem os CPUs de 64 bits para as plataformas móveis (numa altura em que algum equipamentos já estão a ser vendidos com 3GB de RAM, aproximando-se do "limite" máximo permitido pelas arquitecturas de 32 bits) e a Intel diz que falta pouco para que os seus Atom quad-core Bay Trail de 64 bits cheguem aos tablets Android.

Para além de permitir endereçar mais memória, os sistemas de 64bits oferecem teoricamente duplicar a capacidade de processamento - mas isso será algo que dependerá bastante do tipo de processamento feito, e dependerá também do sistema e das apps, para que tire total partido das novas capacidades. Algo que no Android poderá eventualmente ser conseguido com o novo ART, que compilará as apps no momento da instalação para acelerar o seu desempenho em todas as execuções futuras.

Segundo a Intel, depois de se ter focado inicialmente nos sistemas Windows (nos quais curiosamente também ainda se aguarda pela activação do modo 64 bits), estamos agora prestes a ver os primeiros Atom quad-core Bay Trail a chegar aos Android, que deverão começar a chegar ao mercado no segundo trimestre de 2014.

Arrisco-me a dizer não chegaremos ao final do ano sem ver um smartphone ou tablet com 4GB de RAM (ou mais) a ser anunciado por algum fabricante - embora me pareça que neste momento mais falta faz ter um sistema de memórias flash que acompanhe a velocidade dos CPUs (deveria ser inadmissível assistir-se à apresentação de ecrãs de "loading..." num equipamento mobile de topo).

2 comentários: