2014/01/09

Dell lança monitor Ultra HD por apenas $699

A Dell tinha prometido lançar um monitor Ultra HD de 28" com preço abaixo dos $1000, e a verdade é que o fez... por uma margem bastante alargada. O P2815Q oferece uma resolução "4K" de 3840x2160 a um preço de apenas $699 e acelerará ainda mais a adopção deste novo formato Ultra HD.

Embora se tenha que esperar até ao final do mês para que este monitor fique disponível (lançamento agendado para 23 de Janeiro nos EUA) o mais importante é saber que este P2815Q irá custar praticamente o mesmo que se pagaria por um monitor de 26-27" de gama alta. São excelentes notícias mas há ainda alguns pormenores que falta esclarecer.

A questão mais colocada será certamente saber se este é um painel 4K com suporte para 60Hz ou se, tal como muitos ecrãs da primeira geração do Ultra HD, se ficará pelos 30Hz - embora o seu preço faça com que o negócio continue a ser atractivo para trabalho profissional, se este monitor não chegar aos 60Hz deixará certamente de ser interessante para o mercado dos gamers para quem os 60Hz são considerados o mínimo indispensável.

Actualização: confirma-se que funciona apenas a 30Hz - mas a Asus já lhe deu resposta e apresentou um monitor 4K a 60Hz de "baixo preço".

Depois, há também a curiosidade de saber se este monitor da Dell usa um único painel LCD nativo com resolução 4K, ou se tal como acontece no PQ321Q da ASUS, recorre a dois paneis colocados lado a lado (com as desvantagens a isso associadas - drivers especiais, complexidade acrescida para manter os dois painéis sincronizados,  etc.).

Coisas que deveremos descobrir em breve... mas até lá... Obrigado Dell, por teres colocado os monitores Ultra HD "acessíveis" mais próximos de nós.

10 comentários:

  1. Too good to be true :/

    http://techgage.com/news/ces-2014-dells-p2815q-28-inch-4k-monitor-to-be-priced-at-699/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ces-2014-dells-p2815q-28-inch-4k-monitor-to-be-priced-at-699

    Update (5:35PM EST): Forbes’ Jason Evangelho gained some insight into the P2815Q’s specs, and the worst has been confirmed: It’s locked to 30Hz when using 4K resolution. That makes it just about useless for gamers, though still ideal for regular desktop use and movies. In addition to that spec validation, we also find out that the display features a TN panel rather than IPS, has a response time of 5ms, a brightness of 300cd/m2, and is power rated at 75W.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está tudo na notícia aqui. Esquece. Tinha lido por alto e escapou-me os 30Hz. É um começo.

      Eliminar
    2. Já temos resposta da Asus... um 4K 60Hz por $799. :) Segue notícia em breve.

      Eliminar
    3. A versão "low-cost" da Asus:
      http://abertoatedemadrugada.com/2014/01/asus-apresenta-monitor-4k-de-60hz-799.html

      Eliminar
  2. Quem tem apenas laptop e quer usar como monitor externo é para esquecer, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é pra esquecer??

      O da Asus é TN ou IPS ??

      Eliminar
    2. Ligar isto por VGA não dá, penso eu de que. Por DVI, só dá para replicar. Ficamos com a mesma imagem no ecrã do laptop e no ecrã externo.
      (posso estar a dizer uma grande baboseira. alguém que me confirme por favor)

      Eliminar
    3. Estás a dizer baboseira... :)

      Podes usar todos os modos de visualização da vga com hdmi, e ainda tens a vantagem do som ir pelo mesmo cabo...

      Eliminar
  3. Acho q tas a dizer baboseira (no bom sentido). Se o laptop tiver displayport, regra geral consegue-se ligar a resoluções superiores a 1080p (o max por HDMI 1.4???). O limite ai será o q a gráfica do portátil suportar. ��

    ResponderEliminar
  4. Queria dizer HDMI. Vou-me instruir. :) Obrigado

    ResponderEliminar