2014/01/19

Google quer saber porque não gostas da Publicidade


Uma das grandes vantagens da internet é a de ser um meio interactivo. O Google vive da publicidade que coloca um pouco por todo o lado com o seu AdWords, mas agora quer saber porque motivo os utilizadores poderão não gostar de certos anúncios.


O ano passado o Google passou a permitir que os utilizadores fizessem desaparecer os anúncios que não gostassem e desde então foram "eliminados" milhões de anúncios. Agora, o Google quer saber um pouco mais sobre os motivos que levam os utilizadores a eliminar esses anúncios, apresentando alguns pequenos inquéritos para determinar as possíveis causas.

Assim, quando cancelarem um anúncio, poderão especificar se é por não gostarem do mesmo, ou se já estão fartos de o ver repetido, ou se está a tapar parte do conteúdo da página que querem ler, ou se é por não ter qualquer relevância para os vossos interesses. Com isto o Google irá aprender mais sobre os anunciantes (e utilizadores) e melhorar a apresentação de publicidade de forma a que seja menos intrusiva e mais útil.

Pessoalmente, nada tenho contra a publicidade do Google - que por várias vezes já me apresentou coisas bem relevantes e que me foram úteis (se bem que é um pouco assustador ver essa capacidade de "adivinhar" aquilo em que estamos interessados, com base em coisas que falamos nos emails ou em pesquisas que fizemos). O que mais me chateia é o mau uso que alguns sites dão à publicidade, colocando-a sobre os próprios conteúdos como se fosse o principal objectivo do site fosse a publicidade e não os conteúdos. Depois... ficam surpreendidos por grande parte dos utilizadores recorrer a adblockers...

1 comentário:

  1. Parece que alguém tem a lista dos nossos gostos. Nos meus blogs ainda não aceitei colocar publicidade, por não perceber muito bem como funciona e quais as implicações. Boa semana.

    ResponderEliminar