2014/01/15

Horizon app grava vídeos sempre na horizontal


Os smartphones popularizaram a gravação de vídeos em todas as circunstâncias mas foram acompanhados também pela infeliz tendência da gravação de vídeos na vertical. Em Agosto de 2013 sugeri uma forma simples de resolver este problema... e coincidência ou não, eis que já surgiu uma app que a torna realidade: a app Horizon para iOS.

Com esta app, podem gravar vídeo com o vosso iPhone ou iPad em qualquer orientação, que o resultado final será sempre um vídeo horizontal e no formato correcto.


Como é que isso é feito? Simplesmente recorrendo à magia do processamento de imagem para "endireitar" a parte relevante da imagem e apresentar-nos uma versão devidamente corrigida. Ao contrário da minha sugestão, em que dava prioridade à resolução efectiva do sensor, neste caso a gravação nos modos verticais/oblíquos faz com a resolução do vídeo seja reduzida - se estivermos a gravar vídeo na vertical teremos apenas 1080pixeis de largura efectivos (dos 1920x1080 do Full HD). Mas considerando que qualquer vídeo horizontal mesmo com resolução reduzida é melhor do que ter um vídeo esticado na vertical... não será por isso que esta app deixará de ter interesse (e esperemos que num futuro não muito distante, esta seja uma funcionalidade que esteja presente de origem em todos os equipamentos com câmaras).

Esta app Horizon para iOS infelizmente não é gratuita (passou a gratuita com compras in-app) mas imagino que não demore muito para que outras apps implementem o mesmo truque.

4 comentários:

  1. Isto não faz muito sentido. As pessoas não são todas estupidas e se querem filmar com o telefone na vertical é porque espera capturar informação importante em cima e em baixo e ignorar os lados.
    A solução é, à semelhança das fotos, adicionar a informação de orientação no (key)frames e o leitor rodar o video conforme. Simples!

    ResponderEliminar
  2. qd começas a patentear as tuas ideias?
    ou larga-las num qq site de projectos? :)

    ResponderEliminar
  3. Há uma coisa que não entendo. No iOS, se filmar na horizontal, a imagem fica na horizontal, certo? Pelo gif que vejo em cima, parece que rodando o telemóvel, também roda a imagem.

    Alguém pode confirmar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ficaria em full-screen, e a gravação vertical ficaria "deitada" a ocupar o ecrã todo. Mas como o propósito da app é combater os vídeos verticais que teriam que ser rodados 90º para serem vistos num televisor, imagino que tenham optado por mostrar assim para maior efeito.

      Eliminar