2014/01/08

NameTag - Reconhecimento facial para todos


As grandes companhias, como Google e Facebook, bem se têm tentado esquivar a esta questão do reconhecimento facial devido às questões de privacidade - ainda mais nesta altura de profunda desconfiança devido ao caso da NSA - mas todos sabemos que, sempre que a tecnologia permite algo, é apenas uma questão de tempo até que alguém lhe decida dar uso. A app NameTag quer concretizar a possibilidade de se tirar uma foto a qualquer pessoa num bar ou na rua, e ficar a saber quem é.


Não faltam vídeos, normalmente a parodiar esta situação, em que uma pessoa conhece alguém num bar e imediatamente consegue saber tudo aquilo que gosta/não gosta, assim como até a sua "pontuação" dada pelos seus amigos e conhecidos. Se em muitos casos isso se passa a brincar, com a app NameTag a coisa passa a estar bastante mais próxima da realidade.

O serviço não está muito preocupado com as questões de privacidade, uma vez que vai dar uso aos milhões de fotos que estão publicamente disponíveis em sites como o Facebook, Twitter, Instagram, etc. Afinal... se alguém tem a sua foto visível publicamente na internet... pouco poderá "reclamar" se alguém o reconhecer - mesmo sendo através de um sistema automático de reconhecimento facial. Ainda assim, e para evitar polémicas desnecessárias, o NameTage dá a possibilidade a quem não quiser ser reconhecido pelo serviço - assim como a possibilidade de definir diferentes perfis em função do horário, para que possam separar a sua vida profissional da sua vida pessoal "fora de horas".

Por muito que me "arrepie" ao imaginar todo o potencial para abusos que toda esta quantidade de dados que temos disponíveis publicamente na internet permite, a verdade é que me agrada mais ver estes dados serem usados por serviços disponíveis publicamente - do que se ter que lidar com a hipocrisia e a falsa ilusão de segurança, de não se permitirem este tipo de serviços "públicos"... quando depois se sabe que haverá entidades/empresas a fazê-lo de forma "secreta", sabe-se lá para que fins.

Portanto... se não querem ser reconhecidos, já sabem que é melhor não colocarem as vossas fotos na internet - e de seguida irem também ao registo civil e pedirem que, por especial favor, também não cedam a vossa foto do BI/CC a sabe-se lá que entidades com quem partilhem os dados (sendo que neste último caso... não me parece que qualquer pedido faça efeito).

1 comentário: