2014/01/28

NSA também espia o Angry Birds


Quando se pensava que já tudo o que havia para saber sobre as técnicas de espionagem da NSA se sabia, eis que ficamos a saber que afinal há mais. A NSA parece não ter limites quanto aos métodos que utiliza para apanhar dados sobre tudo e todos, e isso inclui tirar partido de apps e jogos que possam expor os dados dos seus utilizadores.

A maioria das pessoas não pensará que correr um jogo poderá ser uma potencial falha de segurança que exponha os seus dados, mas a verdade é que assim é. Muitos jogos enviam dados sobre os utilizadores para os seus servidores, com coisas como a sua localização, nome e email, listas de amigos, etc. e cujas comunicações podem ser interceptadas pela NSA para que esses dados passam a fazer parte das suas vastas bases de dados. (Entretanto, a Rovio diz que a haver captura de dados não será devido às suas apps directamente mas sim aos sistemas que mostram publicidade nas apps - o que, para efeitos do utilizador final, acaba por ir dar ao mesmo.)

Um dos cenários que a NSA considera ideal é a partilha de uma foto tirada com um smartphone para uma rede social, e que poderá dar igualmente um vasto conjunto de informação sobre o indivíduo e os seus amigos - e mesmo que o serviço remova os dados EXIF para evitar este tipo de situações (identificando o local onde a pessoa tirou a foto e quando) - isso não garante que a NSA se apodere desses dados enquanto a foto está a ser transmitida para o serviço e antes que essa limpeza seja feita.

Enfim... parece não haver mesmo nenhuma técnica ou método que a NSA não inclua no seu arsenal para compilar informação sobre todo o mundo.

2 comentários:

  1. A falar em espiar...
    http://pplware.sapo.pt/informacao/facebook-ja-consegue-ler-os-sms-nos-smartphones-android/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li esse artigo....
      Entretanto, a única maneira de termos alguma "privacidade", começa por não possuir um smartphone/tablet, mas dúvido que alguém comece por aí. :)

      Eliminar