2014/01/23
SanDisk ULLtraDIMM - um SSD com velocidade estonteante
Aos poucos lá nos vamos aproximando do futuro que há muito aguardo, de os "discos" passarem a ser apenas mais uns módulos que adicionamos - ao estilo das memórias RAM. Estes ULLtraDIMM SSD da SanDisk por enquanto estará reservado ao mercado dos servidores, mas as suas capacidades fazem-nos sonhar com o dia em que poderão chegar ao mercado "doméstico".
De aspecto idêntico a uma módulo de memória RAM, este SSD ULLtraDIMM está disponível com capacidades de 200 e 400GB e com 150/65K IOPS de leitura/escrita - mas a sua principal característica é o facto de terem uma latência de escrita de apenas 5 μs (micro-segundos) cerca de dez vezes mais rápido que um SSD convencional (cujas latências andam pelos 50μs mas que podem chegar aos 2ms). Ficando num barramento com acesso directo pelo CPU, evitam-se os atrasos introduzidos pelos habituais controladores PCIe/SATA/etc. e assim se conseguem estas velocidades impressionantes.
Este SSD torna-se assim atractivo para todas as áreas onde o tempo seja um factor crítico essencial (High-Frequency Trading, VDI transaction processing, virtualização, cloud computing, etc.) e onde o factor preço não seja o argumento impeditivo. A IBM já mostrou estar interessada nesta tecnologia, e oferecerá estes SSD sob a sua própria marca "eXflash DIMM" para os servidores System x3850 e x3950 X6, com capacidades até 12.8TB.
Para mim, chegava-me perfeitamente uma motherboard "doméstica" com dois ou quatro DIMMs para estes SSDs... e ai de qualquer ecrã com uma barra de progresso a dizer para eu aguardar que me aparecesse pela frente!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)