2014/01/18

Time Lapse mostra-nos o céu nocturno que raramente apreciamos


A maioria de nós não trocaria o comodismo de viver perto de uma cidade (ou numa delas), com tudo o que pode precisar a poucos quilómetros de distância. Mas, isso tem também um inconveniente: a poluição luminosa que nos impede de apreciar aquilo que temos sobre as nossas cabeças - o céu nocturno.

O vídeo que vos trago hoje foi filmado no deserto do Atacama no Chile, um dos locais no nosso planeta onde os céus são mais límpidos, e permite captar o firmamento com uma clareza e nitidez incomum.

Não posso deixar de ver este vídeo e recordar-me da primeira vez que numa qualquer ocasião, quando era pequenito, fui até à aldeia de origem do meu pai, e naquele tempo aquilo limitava-se a algumas dezenas de casas, com alguns postes a iluminar à noite. Mas bastava andar umas dezenas de metro em qualquer direcção para rapidamente se ficar longe de qualquer luz artificial e ficar embrenhado numa escuridão completa. Escuridão que rapidamente dava lugar ao espanto, assim que os nossos olhos se habituavam a ela e olhávamos para o céu.

Desde essa altura que não perco a oportunidade, sempre que vou para longe de qualquer centro urbano, de espreitar novamente aquelas nossas estrelas que estão sempre lá... mas que raramente temos oportunidade de ver - e menos ainda de apreciar.

Por cá não temos um deserto do Atacama, mas temos a Serra da Estrela (e milhares de outros locais) que nos permitem voltar a ver este fantástico festival que decorre todas as noites desde o início dos tempos. Se puderem... não percam. :)

4 comentários:

  1. http://vimeo.com/44372899 este filmado na madeira não fica nada atrás. O que é português é bom!

    ResponderEliminar
  2. Na realidade não se consegue ver o céu daquela maneira a olho nu, isso são fotos com ISOs, tempos de shutter e exposição altos. Dá para ver a Milky Way a olho nu em sítios super remotos mas nada parecido ao que se vê nestes vídeos e fotos. E maior parte, se não todas, as vezes eles ainda passam as fotos no photoshop para melhorar as cores.

    ResponderEliminar
  3. Por falar do que é português é bom, recomendo http://www.miguelclaro.com um grande astro-fotografo! Tem actualmente, uma exposição no Centro de Astrofísica no Porto.

    ResponderEliminar