2014/02/03

A Origem da Adobe e do PostScript


Hoje em dia raramente alguém se preocupa em saber como é que as coisas que lhe aparecem num ecrã de computador são criadas. Abrimos um qualquer programa ou página web e conseguimos o texto que aparece, sem perder um único segundo a imaginar como é que aquelas letras surgem no ecrã, transformadas em pixeis independentemente da resolução e tamanho do ecrã e do tamanho do texto.

Mas, nem sempre as coisas assim foram, e há algumas décadas atrás, a simples apresentação de texto em modo gráfico e com a necessidade de contemplar uma infinidade de tipos de dispositivos, dos ecrãs de baixa resolução a impressoras com elevados dpi, levou ao surgimento do PostScript. O Professor Brailsford da Universidade de Nottingham leva-nos numa fascinante viagem ao passado, recordando como John Warnock e Chuck Geschke, tendo saído do Xerox PARC em 1982, criaram a Adobe e o PostScript.

Engraçado pensar em tudo o que hoje temos e que teve origem naquele famoso centro de desenvolvimento da Xerox - como o rato e sistema de interface gráfico com janelas...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)