2014/02/12

Google já reconhece graus de parentesco nos contactos


Se estão cansados de dizer coisas como "telefonar para Mariana das Neves" quando querem ligar para a vossa mãe, ou "ligar para Pedro Silva" quando querem falar com o vosso irmão, vão gostar da última novidade do Google Search para Android.



Agora, o Google Search passa a reconhecer graus de parentesco como mãe, pai, irmão, irmã, marido, esposa, tio, filho(a), avô e avó, e outras relações como namorado/a. Quer isto dizer que em vez de dizerem coisas como "enviar mensagem para Joana Silva" poderão dizer apenas "enviar mensagem para a minha irmã", que é bem mais simpático e natural (embora por agora, seja coisa que apenas parece estar a funcionar em inglês, como frequentemente acontece nestas coisas dos comandos por voz).

Para darem uso a esta funcionalidade bastará dizerem algo como "Call wife" (ou sister/boyfriend/etc.) e o Google irá perguntar-vos quem é essa pessoa; sendo que a partir daí poderão simplesmente usar a versão abreviada.

É um sistema bem mais prático e natural, e que - sem querer que isto se torne num dos habituais "quem copia quem" - já existe há algum tempo no iOS (e precisamente por isso sentir a falta desta funcionalidade no Android... que agora finalmente fica resolvida.) Aliás, nos contactos do iOS é também possível definirmos relações entre outros contactos, como dizer que certa pessoa é irmão/pai/mãe da outra, o que poderá permitir coisas engraçadas no futuro, já que por agora parece não ser possível aceder directamente a isso dizendo por exemplo "liga para o pai do João Silva". Mas... é bom ver que caminhamos nesse sentido... e que eventualmente lá chegaremos ao ponto em que poderemos falar com as máquinas como se estivéssemos a falar com uma pessoa e sem ter atenção especial à gramática utilizada para que nos entendam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)