2014/02/28
Google Maps permitia escutar telefonemas para o FBI
Já estamos habituados a ler notícias sobre as "liberdades" que as agências de segurança tomam ao espiar milhões de pessoas de forma bastante duvidosa; o que não é tão comum é descobrir que qualquer pessoa poderá fazer o oposto com relativa facilidade. Neste caso, que tal vos parece poder escutar conversas telefónicas feitas para o FBI usando o Google Maps?
Como sempre, a versão resumida é sempre um pouco mais fantástica do que o que acontece na realidade. O que se passa é que o Google tinha (tem?) algumas falhas na criação de pontos de interesse no Google Maps e que permitia a qualquer pessoa adulterar ou criar novos locais sem grande controlo. Isto por si só poderia parecer uma falha de risco reduzido... até que alguém se lembrou de recriar as agências do FBI no Google Maps com todos os dados correctos mas com uma pequena alteração: um número de telefone sob controlo do atacante.
Assim, qualquer pessoa que procure por uma agência do FBI no Google Maps e telefone para o número que lá aparecesse, estaria a ligar para uma linha comprometida (que poderia redireccionar para o número de destino verdadeiro, de forma a que a pessoa que faz a ligação pense que está tudo normal) e onde todas as suas conversas estariam a ser gravadas.
Numa altura em que dependemos cada vez mais da internet para encontrarmos tudo o que precisamos, convém manter sempre uma saudável dose de suspeição que nos relembre que nem tudo aquilo que por lá virmos poderá ser aquilo que pensamos - mesmo quando apresentado em sites que à partida seriam fidedignos. E relembrar-nos também que por muito rebuscado que algo possa parecer, haverá sempre alguém disposto a fazer isso e muito mais para tirar partido de toda e qualquer vulnerabilidade/falha existente em qualquer serviço.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O titulo é que caramba. Parecem as machetes do DN e do CM!
ResponderEliminar+1
Eliminar