2014/02/21

Google reduz limites de emails nos Google Doc Scripts


Os Google Docs (ou Drive, como agora querem chamar) são ferramentas altamente versáteis com capacidades que podem ser expandidas quase ao infinito recorrendo-se à programação com o Google Apps Scripts. O que não é infinito é a sua capacidade de enviar emails, que foi recentemente reduzida.

Se recorriam a scripts que enviavam emails nos vossos Google Docs e recentemente repararam que aquilo que funcionava bem agora deixou de funcionar, queixando-se de que ultrapassaram o limite de emails diários, podem ficar descansados que a culpa não é vossa nem de nenhum hacker que tenha alterado os vossos programas.

O Google sempre aplicou limites ao envio de emails para evitar que os seus docs se tornassem em ferramentas de envio de spam, com quotas máximas de envio por hora e dia. Mas até final de Janeiro (2014) esse limite permitia o envio de emails para 500 destinatários por dia. A partir de 1 de Fevereiro esse limite foi reduzido para apenas 100 emails/destinatários por dia.

Uma medida cujo objectivo parece ser empurrar os clientes para as contas empresariais "for Business" que ainda vão permitindo um máximo de 1500 emails/destinatários por dia... mas que deixa sem grandes opções aqueles que têm necessidades intermédias para quem 100 seja pouco, mas 1500 sejam demais.

... A não ser... a criação de contas adicionais do Google com que partilhemos o documento/script, e o executemos de forma temporizada nessas contas, aumentando a quota diária proporcionalmente.

4 comentários:

  1. A google está a deixar de ser "cool"!

    Google is not cool anymore! (vou já colar isto no motor de pesquisa para lhes atirar à cara!)

    ResponderEliminar
  2. Carlos, não será melhor renderes-te e perderes o amor a 40€ por ano para desenrascares-te??? A malta pode até fazer um fundo de apoio ao pagamento à Google :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é pelos 40€/ano... é mesmo pelas implicações de um Google Apps for Business - que depois fica sem acesso a vários serviços do Google (que demoram anos - ou nunca chegam).

      Mas entretanto já desenrasquei com a partilha de docs entre múltiplos utilizadores, e estamos em processo de arranjar forma alternativa de envio de emails usando outro serviço, assim resolvendo o assunto definitivamente.

      Eliminar
    2. Há sempre o mailchimp que na conta gratuita permite 12 000 mails para 2 000 e-mails por mês.
      Deve chegar :)

      http://mailchimp.com/pricing/entrepreneur/

      Eliminar