2014/02/23

Nexus watch do Google chega em Junho?


Há algum tempo que se ouvem rumores de que o Google estaria a trabalhar num smartwatch, e numa altura em que estaremos a menos de 24h de ficar a conhecer a nova geração de smartwatches da Samsung, voltam a surgir notícias que dizem que o smartwatch do Google chegará em Junho.


Este smartwatch, que o Google pretenderia lançar para servir de referência, ao estilo do que a linha Nexus tem feito para smartphones e tablets, estaria originalmente agendado para ser comercializado durante o próximo mês de Março, mas alguns atrasos no projecto parecem ter feito com que uma data mais realista seja Junho.

Se o Google optasse por manter a data de comercialização original, arriscava-se a ter que passar pelo mesmo tipo de coisa que a Samsung passou ao lançar o Galaxy Gear com software bastante incompleto, e que em muitos casos resultava na caricata mensagem: "recebeu uma notificação, veja-a no seu smartphone", o que destruía por completo o propósito de se ter um smartwatch precisamente para evitar pegar no smartphone para ver esse tipo de informação. Felizmente, desde então a Samsung já lançou várias actualizações que tornam o Gear bastante mais útil, e amanhã devermos ficar a conhecer as novidades da segunda geração.

Mas mesmo com smartwatches de diversos fabricantes no mercado, penso que é de importância fundamental que o Google lance o seu Nexus smartwatch, pelo simples facto de ao fazê-lo irá certamente disponibilizar uma forma standard de todos os fabricantes integrarem os seus smartwatches (e possivelmente outro tipo de equipamentos) com o Android. De momento, cada fabricante tem apostado nas suas próprias soluções, o que faz com que seja "impossível" (leia-se: complicado) fazer com que aparelhos como o Galaxy Gear funcionem com outros smartphones Android que não os "suportados" (e que se limitam a um número ultra-reduzido de equipamentos).

É fundamental combater essa tendência... e é nesse aspecto que espero que o futuro "Nexus smartwatch" do Google venha a surtir efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)