2014/02/23

Opera Web Pass dá Internet gratuita em troca de publicidade


O acesso à internet pode ser mais acessível que nunca, mas há situações onde gostaríamos de aceder à internet e as únicas opções são redes WiFi com serviços a pagar. E que tal se em vez de pagar pudéssemos ver um pouco de publicidade como pagamento? É isso mesmo que a Opera está a propor com o seu Web Pass patrocinado.

O serviço Web Pass da Opera permite aos utilizadores sem planos de dados pagarem para terem acesso temporário à internet, e que pode ser discriminado por serviços. Por exemplo, é possível comprar 1h de acesso à internet, ou 1 semana de acesso apenas ao Facebook ou Twitter.

Agora, em vez de pagarem pelo acesso, a Opera dá-vos a possibilidade de acederem à internet gratuitamente bastando ver um anúncio publicitário antes do início da vossa sessão.

Considerando que muitas empresas já pagam para que a sua publicidade seja apresentada aos utilizadores (e muito provavelmente ignorada), parece-me que este método será muito mais proveitoso para ambos: os utilizadores ficam mais receptivos a ver algo se souberem que em troca vão ter algo que querem (senão sem se predispunham a isso); e para os anunciantes, têm a garantia que os utilizadores vão ver a sua publicidade até ao fim, e com muito menos probabilidade de ser ignorada.

... Esperemos que as redes WiFi que por aí andam a pagar, rapidamente ofereçam esta nova modalidade, pois parece-me que seria um grande sucesso. (Embora neste caso do Web Pass, a coisa seja potenciada pelo tráfego comprimido do Opera, que na prática se traduz em custos mais reduzidos e mais apelativos para os anunciantes que queiram "subsidiar" o acesso à internet do seu público alvo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)