2014/02/20

Samsung volta a atacar Apple nos vídeos publicitários


A poucos dias de revelar o seu novo Galaxy S5, a Samsung volta a recorrer às tácticas de comparação directa com os produtos do seu rival para mostrar a sua superioridade e as limitações dos iPhones e iPads da Apple. Uma táctica que sem dúvida funcionará, fazendo com que fãs de um lado e outro falem da Samsung.


O vídeo de promoção do Galaxy Tablet Pro 10.1 vai buscar inspiração ao anúncio da Apple em que referia que o iPad tinha a espessura de uma lápis, fazendo referência ao modo multitasking do tablet da Samsung, onde se podem ver múltiplas coisas lado a lado em simultâneo, enquanto que no iPad se está limitada a uma.

E como um anúncio nunca vem só, para promover o Galaxy Note 3, a Samsung recorreu a uma estrela da NBA para destacar a diferença de tamanho entre o "diminuto" ecrã de 4" do iPhone 5S (sem perder a oportunidade para referir que nem sequer tem resolução HD), e o mais "generoso" ecrã de 5.7" do Note 3, assim como as suas capacidades de facilmente fazer clips de imagens usando a S Pen.


Poderia argumentar-se se não seria melhor a Samsung deixar estas tácticas de "falar mal" da sua rival; mas sabendo-se que há muitas pessoas que consideram como referência os produtos da Apple e poderão nem sequer as capacidades dos produtos da concorrência, sem dúvida que esta é uma forma que poderá dar-lhes maior visibilidade. Um fã da Apple provavelmente não estará tentado a ver um anúncio da Samsung "por si", mas se tiver lá um iPad ou iPhone, sempre ficará com maior curiosidade.

... Mas por outro lado, o tom de gozo destes anúncios também poderá funcionar de forma inversa, fazendo com que os fãs da Apple se sintam "ofendidos", e fiquem ainda mais "anti-Samsung". Mas, como se costuma dizer... até a "má publicidade" é "boa publicidade"! :)




3 comentários:

  1. Eu tenho dois amigos que querem vender-me seus carros (um BMW e um Opel, respectivamente). Um diz as qualidades da sua máquina, aceleração, velocidade, etc. O outro diz que a sua tem um tanque de combustível maior que a do primeiro, que o outro é feio, que o motor do outro é fraco, etc. São maneiras de vender, mas tenho mais simpatia pela primeira que pela segunda estratégia. A impressão que passa é que o segundo amigo não tem muita confiança no seu carro e prefere denegrir o veículo do primeiro.

    ResponderEliminar
  2. O Gaius Baltar disse tudo!

    ResponderEliminar
  3. Im a Mac vs Im a PC... é preciso relembrar mais? Todos usam essas tacticas e decerteza que a Apple nao é nenhuma santinha neste assunto.

    ResponderEliminar