2014/03/03

Apple prepara correcção para Touch ID "esquecido"?


As marcas bem se podem esforçar por tentar garantir que os seus produtos são fiáveis, mas quando se trata de incluir uma nova tecnologia, é cada vez mais certo que os primeiros compradores serão autênticos beta testers à força. O Touch ID que a Apple estreou no iPhone 5S é um desses exemplos... e vamos ver se não estaremos perante um novo caso de "barrete" em larga escala.

Ao contrário dos sensores de impressões digitais mais comuns que obrigam a deslizar o dedo (como o que a Samsung usou no seu novo Galaxy S5), o da Apple permite captar a impressão digital de um dedo pousado sobre o seu novo home button. E à partida, tudo fazia crer que o sistema funcionava a 100% - as detecções são feitas de forma quase instantânea e independentemente da posição do dedos, e raras são as vezes de uma detecção falhada.

Mas, agora que nos aproximamos dos seis meses de uso, há relatos de um número crescente de utilizadores que diz que o seu Touch ID começa a falhar cada vez mais frequentemente. E são relatos que parecem estar a ser levados bem a sério pela Apple, que aparentemente estará já a trabalhar numa actualização para corrigir esta situação.

Por agora, os utilizadores dizem que eliminar e re-adicionar as impressões digitais resolve o assunto... mas apenas temporariamente, com as falhas a regressarem passado pouco tempo. E é precisamente devido a este caso que suspeito que o problema possa estar no próprio sensor e não no software. Se o problema fosse de software (devido ao sistema que continuamente vai aprendendo de cada vez que usamos uma impressão digital correcta), então a re-introdução de uma nova (ou da mesma) impressão digital deveria fazer com que o problema ocorresse apenas passados 5 ou 6 meses, como aconteceu originalmente. Mas se o problema regressa muito mais rapidamente, então parece-me ser indicativo que poderá ser alguma degradação das capacidades de leitura do próprio sensor, que mesmo estando protegido por uma superfície de vidro safira irá estar sujeito a um desgaste a cada leitura.


Vamos lá ver que resposta a Apple dá, embora não me pareça que mesmo sendo problema do sensor, a Apple o vá admitir (a não ser que o problema atinja proporções que não possam ser ignoradas.)

Se têm um iPhone 5S desde o seu lançamento, têm notado um aumento do número de falhas de reconhecimento das impressões digitais ultimamente?

4 comentários:

  1. Olá.

    Tenho o meu 5S desde Dezembro e, na verdade, tenho notado que por vezes falha a leitura mas penso sempre que será mais problema meu (que nem sempre coloco o dedo direito). Mas a verdade é que ás vezes não lê mesmo, só o fazendo á 3ª tentativa (ou então recorrendo ao código.

    Concordo que talvez não seja só um problema de software. Utilizo diariamente um sistema de marcação de ponto por leitura digital (infravermelhos) e a verdade é que sempre que houve problemas nas leituras o problema estava sempre no sensor em si.

    A ver vamos o que virá de Cupertino... Substituição massiva? :)

    ResponderEliminar
  2. Eu "queixo-me" é de ser sensível de mais, pois por vezes quero ler as notificações que estão no lockscreen e quando vou por ela...... já está desbloqueado. Pois não fui a tempo de retirar o dedo.

    ResponderEliminar
  3. A minha experiência é semelhante à do José Coelho. Por vezes falha e só recorrendo ao código. Talvez uma vez há cada 15 dias. Minorei o problema utilizando 2 "slots" para cada impressão.

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que é tudo software, q é demasiado literal na recolha da impressão digital e que ao fim de semanas, com o desgaste da pele, deixa de comparar correctamente

    ResponderEliminar