2014/03/26

Apple prepara Emojis com maior diversidade racial


Parece que há pessoas que se sentem ofendidas pelos emojis - as pequenas figuras usadas nos chats que são um fenómeno no Japão e que aos poucos se têm alastrado ao resto do mundo - não representarem uma maior diversidade racial. E o que é certo é que a Apple tem estado em conversações com o consórcio que gere o Unicode para nos trazer emojis mais variados.



Algumas individualidades criticaram o facto de na vasta gama de imagens presentes nos emoji, com dezenas delas dedicadas a pessoas, não existam representações de pessoas de raça negra. Sinceramente, não sei se haverá motivo para que isto se torne num "problema" - mas não me custa nada aceitar que, havendo quem se sinta incomodado com isso, então que se adicionem os ditos bonecos extra. Mas fazendo-o... passaremos a ter dezenas de "acções" em duplicado, onde apenas varia a cor dos bonecos? E se os morenos se quiserem também distinguir dos loiros (e vice-versa) tendo emojis diferenciados? E no caso em que aparece um casal, teremos que escolher entre dezenas de variações e combinações raciais?

... É um daqueles casos em que quase me dava vontade de cortar o mal pela raiz: e em vez de usar bonecos coloridos, se passasse a usar ilustrações simplificadas sem conotação racial... e pronto, já ficavam todos felizes.

E vocês, que me dizem... acham que se justifica estar a adicionar emojis racialmente diversificados?

5 comentários:

  1. Viva

    Carlos, este tipo de "politicamente-correcto-dando-mais-realce-às-minorias-para-não-se-pensar-que-somos-racistas-mesmo-que-continuemos-a-sê-lo..." é o pão nosso nos EUA, onde deixou de haver índios, negros, brancos, asiáticos...

    ResponderEliminar
  2. De facto, é uma questão interessante, mas entendo que uma, dita minoria, tenha todo o direito de se sentir à margem, quando não vê representações com a qual se identifique.
    Imaginem, que a partir de agora, todos os desenhos animados, todos os brinquedos, todos os emojis, todas as revistas, todos os actores, etc, passassem a ser representativos de negros, aiáticos, ou marcianos às bolinhas cor-de-rosa...

    Não seria estranho para os brancos? Não haveriam comunidades inteiras a insurgir-se contra tal barbaridade?

    Acho que acima tudo se deve apoiar a diversidade, sem clichês, e falsas morais.

    ResponderEliminar
  3. Já não me lembro, mas tenho uma ideia de que os emoji dos mocinhos e das mocinhas de mão dadas foram introduzidos recentemente, para não haver discriminação com base na orientação sexual.

    Se puserem uma cara homem e uma cara mulher com ar afro, para não haver discriminação com base racial também não vejo problema.

    Agora, se quiserem muita "desmultiplicação" (nos de mão dadas, mocinho afro e mocinha afro, mocinhos afro, e mocinhas afro) a coisa complica-se :)

    http://www.fastcompany.com/3016256/fast-feed/are-emojis-racist

    ResponderEliminar
  4. E porque há emoji de sushi e não de moamba?! Acho mal!!! :P

    ResponderEliminar
  5. Resposta da Google: https://www.youtube.com/watch?v=G3NXNnoGr3Y

    ResponderEliminar