Quem é que não se recorda dos imponentes AT-AT da saga Star Wars, ou mais recentemente da mula de carga Big Dog da Boston Dynamics (que agora foi comprada pelo Google)? O que poderão não saber é que já na década de 60 a General Electrics tinha em funcionamento um estranho veículo que bem poderá ter servido de inspiração a estes que referimos.
O "Cybernetic Anthropomorphous Machine" (CAM) da GE era um desajeitado veículo que transportava um único operador e que recorria a quatro patas para se movimentar. Ao contrário de muitos outros projectos que nos apresentam protótipos frágeis, este "monstro" tinha a capacidade para facilmente empurrar um jipe que estivesse atolado na lama, e penso que poucos gostariam de se aventurar a enfrentar um dos seus "coices" com os quais era capaz de remover todo o tipo de obstáculos do seu caminho.
Infelizmente, o projecto acabou por ser cancelado, por ser demasiado lento (velocidade máxima inferior a 10Km/h) e complexo... Mas ficará para a história como sendo um dos modelos que nos faz sonhar com "o que poderia ter sido" caso este tipo de veículos viesse a ter mais sucesso (por esta altura talvez já se pudessem ter robots ao estilo do Pacific Rim ou Transformers. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)