A maioria das pessoas pensaria que seria lógico poder fazer uma cópia de segurança de um CD ou DVD que comprasse, para se precaver contra algum dano que os pudesse inutilizar; mas no Reino Unido, isso era algo ilegal. Felizmente, parece que as coisas vão mudar, já este Verão.
O governo britânico vai aprovar algumas alterações à lei do copyright, fazendo com que a partir de Julho os súbditos de Sua Majestade possam finalmente fazer cópias de segurança dos seus CDs e DVDs (e outros) - desde que para uso pessoal obviamente. A alteração contempla também que essas cópias sejam feitas para efeitos de transposição do conteúdo para outro dispositivo (por exemplo, copiar o DVD que compraram para ficar guardado no vosso media center, ou convertido para que o possam ver no vosso tablet ou smartphone), e até a possibilidade de ficar guardado na cloud. No entanto continuará a ser ilegal dar acesso a esses conteúdos a outras pessoas (e interrogo-me qual será a definição de "outras pessoas": poderemos dar o acesso aos nossos filhos ou demais membros do agregado familiar?)
Outra alteração positiva nesta reforma é a de expandir os direitos de "fair use". Os britânicos poderão (finalmente) usar conteúdos existentes para efeitos de citação ou de paródia, sem primeiro terem que pedir autorização aos respectivos donos. (Imagino que teria piada ter que pedir autorização a alguém para poder gozar com ele. :P)
Direitos de autor... sempre um tema interessante e com margem para muita discussão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)