Já vamos tendo no mercado câmaras e smartphones capazes de fazer gravações em alta-velocidade que nos permitem ver as coisas em "câmara-lenta". Mas uma coisa é fazer uma gravação a 60, 100 ou 120fps... outra coisa é fazer parar o tempo à velocidade de 10 milhões de frames por segundo.
A 10 milhões de frames por segundo tudo se passa com uma lentidão hipnótica, e coisas que aconteceriam instantaneamente - como uma bola a chocar com um vidro - revelam todos os seus detalhes e segredos.
Para isso temos que recorrer a uma câmara especial, como a HyperVision HPV-X que foi usada para captar estas imagens a estas velocidades. (Quem sabe, daqui por mais uma dúzia de anos, também as câmaras nos smartphones sejam capazes de fazer algo idêntico... mesmo que seja "apenas" a 1000 ou 10000fps!)
Mas como disse, é sempre algo hipnótico ver como o mundo funciona... em super-slow-motion.
as cameras normais já deviam ter essa tecnologia, é uma tecnologia fixe
ResponderEliminar10mfps deve ser mesmo muita informação, era preciso 1milhão de DSLR's a fazer 10FPS com um desfasamento de 1microsegundo no desparo e todas apontadas para o mesmo sitio (talvez não exista espaço para tantas máquinas juntas por perto:)
ResponderEliminarNão sabia que já se conseguiam FPS's desta magnitude... qq dia aproximam-se da frequencia das cores e depois têm que fazer video a preto e branco :P