2014/04/07

Apple preocupada com interesse do mercado nos smartphones com ecrãs maiores


A nova etapa da batalha entre Apple e Samsung tem trazido para a praça pública alguns documentos internos de ambas as empresas, e no caso da Apple podemos ver a sua preocupação com um mercado que tem preferido smartphones mais baratos e com ecrãs maiores... algo que eles não têm.



O maior sinal de alarme será o declínio abrupto da taxa de crescimento de ano para ano nos iPhones, que passou dos 107% em 2009 para apenas 8% no terceiro trimestre (fiscal) de 2013.


O mercado tem optado por smartphones mais económicos, com preços abaixo dos $300, e para gastar mais que isso está a "exigir" ecrãs de dimensão superior às 4" oferecidas pela Apple nos seus iPhones. Algo que poderá dar ainda mais importância aos rumores que os próximos iPhones irão surgir em variantes com 4.7 e 5.6".

Por outro lado, mesmo isso poderá não ser suficiente... e o ideal seria mesmo que a Apple conseguisse trazer para o mercado um iPhone apetecível a preço na barreira dos $300. Infelizmente, a Apple raramente se tem deixado guiar pelos desejos do mercado (basta olhar para o "económico" iPhone 5C, que de económico nada teve). Mas... a verdade é que também não se pode enterrar a cabeça na areia e fazer de conta que estes números nada significam. Tal como a Apple já deu várias vezes o dito por não dito (desde o iPad mini, depois de ter dito que não fazia sentido um tablet ser mais pequeno que o iPad; e o crescimento do ecrã dos iPhones)... será que desta vez para além dos novos tamanhos iremos ter também um iPhone a preço realmente económico? Isso sim... seria uma jogada que poucos estariam à espera que acontecesse.

7 comentários:

  1. Sabem o que eu vejo: uma Apple sem rumo. Vejo uma Apple que diz uma coisa e depois tem que dar o braço a torcer... Vejo uma Apple sem ideias, vejo uma Apple tal como ela estava antes do falecido Steve Jobs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera a mim ter a falta de rumo da Apple!

      Eliminar
  2. Anónimo7/4/14 14:26

    A Apple pode não ter ideias, mas toda a gente têm um iPhone! Só ontem no NorteShopping contei pelo menos 100! Isto na zona do cinema.

    ResponderEliminar
  3. Saldanha, Picoas, etc durante a semana é raro ver alguem com um. iPhone's 5C então nunca vi nenhum sem ser na montra da loja do Forum Picoas.

    ResponderEliminar
  4. O mercado está a exigir ecrãs maiores - parece que sim, na China. Também já vi melhor ao perto, pode ser que um ecrã maior me dê jeito.

    O mercado quer um iPhone abaixo dos 300 dólares - isso aí, modelos novos não há, modelos antigos há. É essa a política, não acredito que mude.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/4/14 06:48

    Muita gente tem iphones porque foram um objecto de "status" e "classe", claro que foi destruída essa imagem a partir do momento em que qualquer um com o salário mínimo gastava um mês e meio do seu salário para se afirmar, mas sempre sabia bem entrar no "BM" (bastante) usado e colocar em cima bem à vista um "aifóne" :-) piadas à parte, a Apple tem vindo a dormir bastante, em especial desde que acabou a veia criativa e fora de série do visionário judeu SJ. Sem o sr. SJ a Apple podia ter aproveitado para colmatar o que mais a atrasava: ecrãs pequenos, GUI e multitasking demasiado simplista e sem Widgets. Nem entro na discussão de mentecaptos que dizem que X, Y e Z não são necessários só porque a Apple não precisa/não faz parte do momento ZEN ou filosofias...até a Apple implementar e depois defendem com unhas e dentes que é bom... Eu tenho umNote 3 e um iPad Mini Retina, e o iPad com o iOS 7.1 já me da IMENSO nos nervos porque consome exagerada bateria, no GUI só vejo quadradinhos e não posso ter um Widgets de calendário ou notícias (!!!) , nem consigo fazer um multitasking decente! Até num ridículo ecrã de 5.7" do note 3 posso ter duas janelas lado a lado, e num iPad... Nicles. Além disso o Safari (e outras apps Apple) é ridículo e não posso definir como default outras apps como o chrome, etc. Enfim, continua a ser uma marca de altíssima qualidade, mas se não muda em breve, ainda toma o caminho da outrora gigante e fantástica Nokia.... Quem tem a minha idade lembra-se bem da altura em que 90% do povo tinha Nokia, trocavam carregadores, etc e agora...? Os meus pais lolol

    ResponderEliminar