2014/04/14

Criador de app que vendeu geolocalização de 50 milhões de utilizadores sai "impune"


Parece que o caso de apps que abusam dos utilizadores está a aumentar, e será fácil perceber porquê... sendo um mercado em expansão e altamente lucrativo... e onde parece que o crime "compensa", como aconteceu agora com o caso da app Brightest Flashlight.

Tendo sido descarregada por mais de 50 milhões de utilizadores, esta app gratuita que prometia ser a lanterna mais brilhante existente para Android vinha com uma funcionalidade que não era indicada na lista de características: a app recolhia a geolocalização dos utilizadores, transmitindo-a a várias redes de publicidade. Sabendo-se que quando este tipo de coisa acontece com uma empresa como o Google ou a Apple isso dá logo direito a mega-processos, esperava-se que também neste caso se tivesse uma sentença exemplar que desincentivasse que qualquer pessoa tentasse algo idêntico no futuro... mas não foi o caso.

A única coisa que o criador da app terá que fazer será apagar os dados e, caso deseje continuar a fazer o que fazia, indicar isso claramente na descrição da app! Não haverá nenhuma multa para pagar, pois os acusadores dizem que tratando-se de uma app gratuita, não estavam em causa valores monetários... esquecendo-se que a venda desses dados às redes publicitárias certamente terão rendido valores bem jeitosos aos criadores da app.

Parece que afinal é possível abusar da privacidade de 50 milhões de pessoas, ganhar dinheiro com isso, e sair de todo o processo com a mera indicação que da próxima vez terá que dizer às pessoas o que está a fazer.

4 comentários:

  1. Huh? Está-me a escapar qq coisa... a app não pedia permissões? 50 milhões de utilizadores ignoram as permissões de uma aplicação que só dá luz?!
    Ok.... isso sim é preocupante, é sempre Next, Next, e depois queixam-se?! LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me admira nada. Raramente leio as permissões que uma app pede, é o sindroma da overdose idêntica à das EULA. Quando algo se começa a tornar constantemente perguntada e a tornar-se uma chatice, passa a ser "familiar" e não me parece que grande parte dos utilizadores comece a ignorá-las.

      Eliminar
    2. Para além de que nada te impede que uma app apresente motivos legítimos para aceder a algo, e depois use esses dados de forma imprópria, do tipo "precisamos de aceder à sua localização para poder dar avisos de geo-fencing para avisar disto ou daquilo"... e depois usar a localização para a enviar às redes de publicidade. Há sempre muitas maneiras de dar a volta à questão...

      Eliminar
  2. Boa! Ainda bem que olho bem para as permissões antes de instalar algo: http://www.pouparmelhor.com/fraudes/lanterna-gps/

    O que eu acho que era necessário era existir tipo um "firewall" no Android que nos permitisse retirar essa permissões. Metade (ou mais?) destes problemas resolviam-se... Já ouvi algo sobreisto, mas penso que ainda não avançou, ora não?

    A.Sousa

    ResponderEliminar