2014/04/10

Facebook prepara-se para retirar Messenger integrado nas suas apps


Se muitas vezes costumamos criticar o Google por retirar ou modificar funcionalidades que eram do agrado do público sem ouvir os utilizadores; agora poderão apontar as armas ao Facebook, que se prepara para retirar a funcionalidade de enviar e receber mensagens integradas nas suas próprias apps, obrigando a que se utilize a sua app dedicada de mensagens Facebook Messenger.

Se até ao momento as apps do Facebook tinham a funcionalidade de mensagens integrada, usando a app dedicada apenas se esta estivesse instalada, em breve isso deixará de ser uma opção e passará a ser um requisito obrigatório - caso pretendam continuar o serviço de mensagens instantâneas do Facebook.

Embora não me agrade minimamente este tipo de atitude que nos abriga a mudar os nossos hábitos (por exemplo, embora use o Facebook Pages não uso o Messenger nem tenho intenções de usar), posso compreender o motivo desta opção. Desta forma o Facebook simplifica as suas operações, deixando o desenvolvimento da parte das mensagens unicamente a cargo dessa equipa, que assim poderá adicionar e alterar funcionalidades sem que tenham que ser transpostos para as diversas apps separadamente. (E na verdade, a transição entre a app do Facebook e o FB Messenger é feita de forma bastante subtil - no iOS - que faz com que quase nem haja diferenças relativamente ao messenger integrado).

De qualquer forma, é mais uma app que os utilizadores do FB serão obrigados a instalar. Algo que para a maioria poderá nem ser problemático (se usam o FB, muito provavelmente já utilizarão também o FB Messenger), mas haverá sempre aqueles que, como eu... sentiam-se servidos com o Messenger integrado e não precisavam de mais que isso.

4 comentários:

  1. No galaxy note 3 com root e Greenify aplicado à app do Facebook, mesmo assim causava para cima de 100 wakelocks por dia, com notificações e sincronização desactivadas, não tinha outra solução além de desinstalar a respectiva app, agora vejo o que quero no Flipboard e respondo a tudo no chrome, ainda nenhum amigo disse que não recebeu a resposta, e vou continuar assim até deixarem de dar suporte ao Chat nos browsers mobile, a partir desse dia fecho a minha conta no Facebook.

    ResponderEliminar
  2. Eu vejo isso por outro lado... com esta decisão, a app do Facebook poderá melhor a sua performance em dispositivos com menos capacidades (como por exemplo no meu LG Optimus 2X!)... Vamos esperar para ver... ;)

    ResponderEliminar
  3. Andava a suspirar por isto faz meses! Praticamente nao uso o chat do Facebook e troco uma app pesada por uma mais simples e eficiente sem pestanejar! Concordo com o Miky Smart ... esperar para ver.

    ResponderEliminar
  4. Depois da mudança de layout da app deles (sou beta tester) acho que ficou muito muito pior...voltei a sacar o apk do layout antigo! E se ao menos fizessem como no ios que a app principal tem o Messenger incluido...mas pronto sei que o problema é os terminais mais fracos

    ResponderEliminar