2014/04/23

Google já te deixa viajar no tempo... no Street View


O Street View é um daqueles serviços que nos deixa viajar pelo mundo sem sair de casa; mas agora vai passar a deixar-nos viajar também no tempo e ver como as coisas eram no passado.

O Google tem a sua frota de veículos do Street View a percorrer continuamente o planeta, mas até agora as imagens que podíamos ver no Google Maps eram apenas as mais recentes. A partir de agora, se estivermos numa zona suportada, veremos um pequeno relógio no canto superior esquerdo das imagens, que nos dará acesso a poder recuar no tempo e ver como era esse local noutras datas.


Isto torna-se particularmente interessante no caso de locais onde ocorreram grande modificações (como a construção de grandes obras ou monumentos), mas servirá também como um registo histórico onde as novas gerações poderão ter acesso a como as coisas eram desde a sua infância (eu muita pena tenho de não ter fotografias de alguns locais do meu tempo de criança que entretanto "desapareceram", e que caso isto existisse poderiam continuar a ser recordados e partilhados).

Claro que por outro lado também não deixa de ser mais um pequeno passo em direcção ao aspecto da "vigilância continuada" de que falávamos no outro dia - embora neste caso as implicações ainda não sejam assim tão preocupantes.

Enquanto forem coisas que fiquem publicamente disponíveis, menos mal. E agora, toca a dar um salto ao Street View e verem se para além de viajarem pelos locais, também podem fazer uma pequena viagem pelo tempo, que por agora se limita a imagens que podem recuar até 2007 para as primeiras zonas que tiveram cobertura do Street View, mas que já permite ver a construção da Freedom Tower em Nova Iorque, os efeitos do tsunami no Japão, ou até a construção dos estádios para o mundial de 2014 no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)