2014/04/22

Hangouts para Android com SMS e mensagens combinados


A app de Hangouts do Google tem sofrido várias actualizações (necessárias) desde a sua primeira versão, e agora vem adicionar algo que há muito era pedido, e cuja falta tornava as conversações usando-se SMS e mensagens nativas numa verdadeira confusão: a integração das conversas usando estes dois meios.

Quando o Google resolveu combinar a app de SMS com a de Hangouts, a medida foi bem vista, evitando ter múltiplas apps separadas de mensagens. Só que a opção do Google de manter separadamente as conversas entre SMS e "chat" tornava a app inutilizável para quem estivesse frequentemente a alternar entre estes métodos. Agora a app de Hangouts para Android passa finalmente a tratar uma conversa com o mesmo destinatário como sendo uma só, independentemente do canal utilizado.

Ao escrevermos uma mensagem para alguém, temos a opção de escolher se será enviada via hangouts ou SMS (assumindo que temos o telefone desse contacto); e as mesmas surgem na conversação com essa indicação de terem sido enviadas "via SMS".

Pena é que o Google não tenha aproveitado esta oportunidade para adicionar também a capacidade dos utilizadores poderem escolher de qual número querem enviar um SMS - uma frustração constante para os utilizadores com equipamentos dual SIM que queiram utilizar esta app!

Quem não gostar destas mensagens combinadas pode optar por vê-las em separado, ao estilo antigo; e para além desta novidade esta actualização conta também com melhorias a nível da velocidade e estabilidade; uma lista de contactos simplificada com apenas duas secções; e um widget para adicionar ao homescreen.

Podem descarregar/actualizar a app de Hangouts para Android no Google Play.

8 comentários:

  1. A minha app hangouts não está a trabalhar dessa maneira, nem tenho nenhum widget.
    Possivelmente não actualizou... ou é necessário alterar algo na app para que funcione como está no artigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente será dos updates faseados do Google e ainda não te chegou. Desta vez tive sorte, tive acesso logo na primeira fase.

      Eliminar
    2. É possível que sim. De qualquer forma, a actualização parece-me bastante bem.
      Vou ficar a espera.
      Gracias.

      Eliminar
  2. eu também não recebi a actualização ainda e continuo com a versão antiga

    ResponderEliminar
  3. Continua sem suporte para Dual-Sim?

    ResponderEliminar
  4. Tendo as SMS combinadas no hangout como se envia um SMS para um grupo de destinatários, sem ter que os selecionar a cada um?

    ResponderEliminar
  5. Tendo as SMS combinadas no hangout como se envia um SMS para um grupo de destinatários, sem ter que os selecionar a cada um?

    ResponderEliminar
  6. Como faço para ter o estilo antigo?

    ResponderEliminar