2014/04/19

HTC diz que zoom óptico em smartphones chegará nos próximos 2 anos


Os smartphones já demonstraram que conseguem competir com as câmaras compactas; mas... será que alguma vez conseguirão fazer o mesmo com as DSLR? A HTC acredita que sim, e vai começar por introduzir um zoom óptico nos seus smartphones nos próximos 18-24 meses.

Se algumas marcas têm optado por subir a resolução e fazer um zoom digital sem perda de qualidade (graças à elevada resolução) como acontece com a Nokia e o seu PureView; a HTC acredita que a solução passa por usar novos sistemas ópticos que permitirão adicionar zoom óptico sem fazer engordar demasiado os smartphones, e que isso irá acontecer dentro de 18 a 24 meses. Quando isso acontecer, os smartphones poderão não estar ainda prontos para enfrentar directamente as DSLR, mas irão certamente causar mossa no segmento das compactas com lentes zoom.

Daí para a frente, será sempre difícil que um smartphone, com os seus constrangimentos, consiga competir com DSLRs que têm sensores de grandes dimensões e lentes que - só elas - custam mais que o smartphone completo. Mas já muitas vezes tem sido demonstrado que para combater um equipamento não é necessariamente ser melhor que ele. Por vezes basta criar algo que seja "suficientemente bom", e que ofereça vantagens que o utilizador valoriza mais que a qualidade pura. No caso dos smartphones, a sua portabilidade e o facto de estar sempre connosco faz com que qualquer melhoria nas suas câmaras nos faça esquecer a câmara "a sério" em casa de forma cada vez mais frequente... e às tantas acabamos por nem sentir a sua falta.

E vocês... ainda carregam a câmara fotográfica convosco para todo o lado... ou já dependem exclusivamente do smartphone para isso?

2 comentários:

  1. Há uns anos tive um samsung g800 com zoom optico.
    Nos dias de hoje tenho uma boa maq. fotográfica , porque é muito diferente do telefone.

    ResponderEliminar
  2. Há meia dúzia de anos era impensável para mim, algum dia um Smartphone/Telemóvel substituir uma câmara dedicada(muito menos DSLR´s).

    Certo é que hoje temos no mercado verdadeiras jóias da fotografia, nomeadamente os variados topos de gama de cada fabricante que atendem a grande parte dos desafios e anseios.

    Havia um fotografo famoso que afirmava: "A melhor câmara é aquela que está consigo".
    Esta frase resume muitas verdades.

    Essa novidade anunciada pela HTC do zoom óptico, vem ao encontro do desejo de todos, assim como a tecnologia Lytro Camera há muito pretendida em Smartphones.

    Caminhamos para um paradigma em que continuará a parecer mal fotografar "profissionalmente" com um Smartphone(por mais avançado que seja), mas também é verdade que cairá no "ridículo" e antiquado transportar uma compacta/híbrida atrás de nós na maioria das situações... :)

    *parece que o conselheiro "roubado" pela HTC à Samsung começa já a dar o ar da sua graça quanto à promoção da marca. Recorde-se que esse conselheiro de topo, foi responsável por "trabalhar" a famosa linha Galaxy e espera-se que ajude a retirar a HTC do buraco...

    ResponderEliminar