2014/04/11

Intel mostra rede de 10Gbps via Thunderbolt 2

Se acham frustrante que não se possa usar um vulgar cabo USB para fazer transferências directas entre dois PCs vão gostar de saber que no caso do Thunderbolt da Intel isso é possível graças ao Thunderbolt Networking que cria uma ligação virtual Ethernet de 10 Gbps entre duas máquinas.

Graças a este Thunderbolt Networking, que já estava disponível entre Macs mas que agora ficará disponível também para Windows, permitindo transferências entre Windows e Mac, será possível usar um cabo Thunderbolt para ligar directamente duas máquinas e tirar partido desta velocidade de transferência 10x mais rápida que as habituais redes caseiras de 1Gbps.

Quer isto dizer que, desde que tenham SSDs que o suportem, poderão fazer transferências a velocidades superiores a 1GB/s em vez dos cerca de 100MB/s que conseguiriam numa rede de 1Gbps. Para todos aqueles que passam minutos à espera que se transfiram ficheiros de gigabytes de um lado para o outro, esta funcionalidade poderá passar ser algo que, por si só, justifica a escolha de uma máquina com Thunderbolt 2.

E pensar que ainda "no outro dia", ter uma rede de 100Mbits parecia uma velocidade alucinante (para não falar dos tempos das redes com cabo coaxial e com terminadores nas pontas para evitar as interferências... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)