2014/04/20

Lâmpadas LED estão a destruir o efeito "Lava mais Branco" dos detergentes


Quando alguma coisa muda há sempre alguém que não irá ficar muito contente com essa mudança; e no caso das lâmpadas LED, se as mesmas poderão estar a ser bem recebidas pelos utilizadores... parecem estar a causar dores de cabeça aos fabricantes de detergentes. É que os truques utilizados para fazer com que os detergentes "lavem mais branco" não funcionam com a luz das lâmpadas LED.

Se poderá ter havido um tempo em que os detergentes se limitavam a lavar bem, depressa a competição os obrigou a procurar obter vantagem sobre os concorrentes. Uma das formas de o fazerem foi utilizando produtos fluorescentes que absorvem a luz ultra-violeta e reflectem luz azul, fazendo com que a roupa pareça "mais branca".

Isso acontece com as roupas expostas à luz do sol e iluminação tradicional (como as lâmpadas de halogéneo), mas no caso das lâmpadas LED que não emitem radiação ultra-violeta esse efeito deixa de ser possível, fazendo com que a roupa apareça apenas... como realmente é.


Portanto, se por acaso tiverem a estranha sensação de que a instalação de lâmpadas LED em casa afectou a qualidade das lavagens de roupa... não é impressão vossa, é mesmo algo cientificamente comprovado.

5 comentários:

  1. Pelo menos para filmar ou fotografar, as lâmpadas LED mais económicas nota-se que não iluminam da mesma maneira que as lâmpadas convencionais, pois não devem cobrir todo o espectro de cores de forma homogénea...
    Agora esta dos detergentes transformarem UV's em azul (cor complementar do amarelo) se for significativo também pode estragar o balanço de brancos... mas as máquinas de lavar não é suposto retirarem todo o detergente da roupa no final com um banho de agua limpa seguido de centrifugação ou fica sempre qualquer coisa? pelo menos o cheiro do detergente fica mas será suficiente para causar este efeito na luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como se tingisses a roupa, só que em vez de ficares com a roupa vermelha/azul/etc. ficas com uma cor "invisível" que faz com que pareça mais branca quando exposta a radiação UV.

      Eliminar
  2. Por favor corrigir

    "lavem mais brando"

    1.º paragrafo

    ResponderEliminar
  3. Realmente agora que tocam no assunto, ja tinha reparado la em casa que a roupa parecia-me mais amarelada, ainda assim viva as Lampadas LED

    ResponderEliminar