Sony anuncia Alpha 7S full-frame com saída de vídeo 4K
Sem recurso a gravador é externor é possível gravar na própria câmara vídeo Full HD 1080@60p em 4:2:0, e também em modo Dual Record, que grava simultaneamente vídeo XAVCS 1080p de alta qualidade e vídeo de baixo bitrate 720p.
O "S" no seu nome significa "Sensibilidade", com a A7S a gravar vídeo de ISO 200 a 102.400 com expansão até aos 409.600; e nas fotos a poder chegar aoos 50-409.600. A Sony está também a desenvolver uma nova lente para filmagens 28-135mm F5 Powerzoom.
Canon EOS Cinema com a 1ª objectiva cine-servo portátil com óptica 4K
A Canon expandiu hoje o seu sistema EOS Cinema com o lançamento da CN7x17 KAS S – a sua primeira objetiva de cinema a apresentar uma drive servo, concebida para transmitir em direto e para utilização portátil com um grande sensor e câmaras 4K. A Canon está também a reafirmar a sua posição como líder de mercado das objetivas de TV 2/3” com o lançamento da HJ18EX7.6B IRSE /IASE, o modelo sucessor da conhecida HJ17ex7.6B IRSE A/IASE A, oferecendo melhor desempenho, especificações e usabilidade.
A CN7x17 KAS S foi criada para o mundo da produção televisiva – um ambiente com mobilidade e ritmo acelerado para o qual o formato convencional das objetivas de cinema Super 35mm não está concebido. Com uma distância focal de 17-120mm, as objetivas são feitas à medida para os operadores de câmara em ambientes de transmissão direta tradicional, mantendo os benefícios das reconhecidas objetivas de cinema da Canon para produção de filmes, onde é necessário um estilo de filmagem mais fluido. Ambas as variantes EF-mount (CN7x17 KAS S /E1) e standard de indústria PL-mount (CN7x17 KAS S /P1) estarão disponíveis.
As operações de zoom de alta velocidade, iris e focagem permitem ao operador responder de forma mais rápida às mudanças no cenário, enquanto a funcionalidade de baixa velocidade da drive fornece um controlo incomparável sobre o zoom lento para garantir que consegue atingir exatamente o efeito desejado. O start-up imediato significa que as filmagens não vão falhar em situações dinâmicas.
A CN7x17 KAS estará disponível a partir de julho de 2014, e a HJ18EX7.6B IRSE /IASE a partir de abril de 2014. Ambas as objetivas estarão em exposição no stand da Canon na NAB 2014.
Canon lança as XF205 e XF200 compactas
As XF205 e XF200 foram concebidas para suportar a crescente diversidade de requisitos dos operadores de câmara – permitindo que filmem para diversas plataformas ao mesmo tempo. A variedade de opções de gravação permite flexibilidade para gravações simultâneas em alta definição de ficheiros MXF para cartões CF e ficheiros MP4 para cartões SD, em HD ou baixa resolução – ideal para capturar imagens para transmissões em direto ou canais na web.
Os dois modelos utilizam o sistema de vídeo HD da Canon e incluem melhorias significativas. Cada um tem uma objetiva grande angular HD 26.8mm da Canon com um zoom ótico que foi duplicado para 20x, e trabalha com o CMOS PRO, o último sensor de imagem HD da Canon e o processador DIGIC DV 4. Combinando a gravação de 50Mbps e amostras de cor 4:2:2, o resultado é uma qualidade de vídeo adequada para transmissões em direto, com elevada sensibilidade e uma ampla gama dinâmica que produz resultados excelentes, mesmo em situações de pouca luminosidade.
Cada modelo tem conetividade Wi-FI e Ethernet LAN, permitindo uma ligação direta ou via wireless a uma vasta gama de equipamentos como smartphones, tablets e computadores portáteis. A ligação WI-FI oferece liberdade para controlar a câmara à distância, ver vídeos remotamente e transferir ficheiros via FTP sem necessidade de software adicional. Em complemento, a nova função CameraAccess permite que os ficheiros Proxy de baixa qualidade sejam enviados via WI-FI para outro equipamento, melhorando a velocidade na qual o conteúdo, como notícias de última hora, pode ser partilhado.
As XF205 e a XF200 estarão disponíveis em toda a Europa desde meados de julho de 2014, e também estarão em exposição na NAB 2014.
Parece-me excelente o 4k, mas a minha ideia de ter 4k é poder filmes de hollywood e espectáculos em 4k, e não os "filmes caseiros". Além disso hollywood está possivelmente à espera do h265 para o 4k, e de momento as marcas ainda não oferecem nenhum hardware para tal (o Snapdragon 808 e 810, esses sim já suportam)
ResponderEliminarO Snapdragon 800 já "come" bem o 4K, como já pude comprovar com um LG Flex. :)
Eliminar