2014/04/16

Project Ara chega em Janeiro de 2015 por $50


O projecto de smartphones modulares Ara nascido nos laboratórios da Motorola e do Google poderia parecer uma fantasia bastante distante de se concretizar, mas parece que está mais próximo da realidade do que se imagianava. O Google continua a avançar com o projecto a toda a velocidade e diz que deverá chegar ao mercado em Janeiro de 2015 com o preço estimado de $50.

Não deixa de ser estranho que numa empresa que tem adiado sucessivamente o lançamento de alguns dos seus produtos que parecem mais fácil de concretizar (o Glass, por exemplo) um modelo muito mais futurista como o Ara se venha a concretizar em tempo recorde. Mas isso poderá dever-se em parte à forma como os responsáveis do projecto estão a tratar dele: ao estilo do que é habitual nos projectos da DARPA, eles têm apenas dois anos para demonstrar que o projecto é possível, e por isso não há espaço para demoras.

Por um lado, ainda me custa acreditar que um projecto como este possa chegar ao mercado tão rapidamente. Por outro lado, imagino as potencialidades deste conceito, caso o público o acolha de forma positiva.

O Ara poderá ser a faísca que falta para fazer explodir a revolução das impressoras 3D, levando-nos para um futuro onde em vez de comprarmos produtos pré-feitos, os poderemos "imprimir" à nossa medida, numa imensidade de formatos, padrões e materiais.


Se será difícil ao Ara competir com modelos pré-feitos e concebidos de raiz como um só produto, o seu baixo preço aliado à sua modularidade poderá fazer com que se torne atractivo para aqueles que querem um produto mais adequado às suas necessidades e que acabe por ser um dispositivo que cresce e evolui com eles próprios. Em vez de trocar completamente de smartphone a cada um ou dois anos, o Ara possibilitará um percurso de actualizações à medida que forem sendo necessárias.

Mas, para que isso venha a ser possível será necessário que surja uma quantidade saudável de parceiros que criem módulos para ele e que ajudem a expandir este novo ecossistema - sob pena do Ara se extinguir de forma tão rápida quanto apareceu. Isso só o tempo o dirá... Mas até lá, digam-me vocês se acham que o Ara será bem sucedido, ou não.

6 comentários:

  1. Segundo o tested.com ( http://goo.gl/Qa0pWH ) os $50 é o custo para a Google dos componentes, sendo que para preço estimado de venda apenas referem ser abaixo dos $100.

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Como S. Tomé: Ver para crer...
    Mas não acredito que saia nos moldes em que tem sido apresentado... é muita fruta...

    ResponderEliminar
  3. ali na foto tem uma peça fora do sitio xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso...tens peças que podem sair da área do exoesqueleto em si, como se pode ver nesta foto com um sensor: http://goo.gl/XdbXlC

      Eliminar
  4. Isto vai ser top!!!!

    a cena louca vai ser : cair ao chao e ficarmos sem camera... ou sem o modulo de rede :)

    ResponderEliminar
  5. Se o ara for feito direito e conseguir um preço barato eu acho que quase um sucesso instataneo. É só olhar que boa parte das pessoas ainda não tem um smartphone touch. Se o google fizer um smartphone de 50 ou mesmo 100 dólares vai atrair muita gente com menos renda (ou mesmo sem interesse em tecnologia, mas que quer um whatsapp e um angry birds). E pelo fato do hardware ser atuálizável vai ter uma fidelização de clientes muito eficiente

    ResponderEliminar