2014/04/10

Rapaz de 5 anos descobre como ultrapassar passwords no Xbox Live


Eis uma notícia que me faz regressar aos velhos tempos de "hacking" via brute force de um leitor de vídeo de um vizinho cujos pais tinham bloqueado com um código PIN. Desta vez, um jovem de 5 anos não se deixou intimidar pelo facto dos jogos que queria jogar na XBox One estarem no perfil do seu pai, protegidos com uma password.

Em vez de simplesmente desistir ou desesperar perante a assustador perspectiva de ter que adivinhar uma complicada password, o jovem recorreu a uma técnica bem mais simples... carregar insistentemente na tecla de espaços... e surpreendentemente a técnica funcionou!

Não se fique mais maravilhado pela persistência e esperança do jovem de que esta técnica funcionasse... ou se pela "qualidade" dos programadores que desenvolveram esta parte do código de validação de passwords no Xbox Live; mas o que é certo é que este episódio valeu ao jovem Kristoffer Wilhelm von Hassel a menção nos agradecimentos da Microsoft relativos a falhas de segurança.

No meu tempo, as coisas eram um pouco mais trabalhosas, e no tal caso do videogravador bloqueado por código PIN, tivemos que perder uma tarde a tentar insistentemente os códigos "0001", "0002", "0003", etc. Demorou algumas horas até chegar ao código correcto, mas em vez de uma "seca" como se poderia imaginar ser tal tarefa, foi um desafio que entreteve 3 ou 4 miúdos durante aquele dia e nos deixou com uma profunda satisfação de ter "crackado" o sistema. Por outro lado, não é como se naquela altura internet ou consolas de jogos à disposição para nos entreter... pelo que havia mais tempo para estas coisas. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)