2014/04/16

RiftCycles fazem sucesso na Internet


Já vos falei por várias vezes dos RiftCyles criados por Luis Sobral (talvez mais conhecido como The Arcade Man) e que fizeram grande sucesso nesta edição do Codebits. Mas nunca é demais destacar o excelente trabalho que ele fez e que agora se tem espalhado pela internet, chegando a sites como o Gizmodo e Cnet.

Luis Sobral é nome que é bem conhecido de todos os que se aventuram a recriar ou restaurar máquinas arcade, de pinball, e outras. E as suas aptidões para este trabalho não se ficam por aí, como podemos comprovar pelos projectos que tem levado ao Codebits. Este ano apresentou-nos duas fantásticas motas em tamanho real inspiradas pelo universo Tron, que ganharam vida graças aos Oculus Rift. Quem se sentasse nelas rapidamente era transportado para um mundo virtual onde tinha que competir com o outro jogador num jogo de lightcycles.


Não deixava de ser curioso que, aquele que é um filme de culto para todo o pessoal da minha geração, parecia não ser do conhecimento de todos os que nasceram depois dessa época. Por várias vezes ouvi alguns participantes mais jovens a perguntar "mas qual é o objectivo do jogo" e "como se joga"?

Mas nada de grave, pois as instruções eram rapidamente explicadas a todos, e rapidamente a diversão fazia esquecer tudo o resto. Refira-se que o controlo destas "RiftCycles" eram feitas inclinando fisicamente a mota, e não através de botões ou comandos - um método que sem dúvida irá fazer alguns relembrarem-se daquelas máquinas arcade de corridas de motas onde se usava um sistema idêntico.



Durante o Codebits tive oportunidade para estar na conversa com o Luis durante algum tempo, e tentar descobrir os seus planos para o futuro - mas ele preferiu optar pela velha técnica de que "o segredo é a alma do negócio", apenas prometendo que em breve teremos novos projectos para ver. Até lá, já sabem: se quiserem alguma máquina arcade, de pinball, ou qualquer outra coisa relacionado, não se esqueçam de entrar em contacto com ele. (Se tiverem conhecimento de quem tenha máquinas velhas que possam ser recuperadas, também lhe podem passar essa informação, pois por vezes não é fácil dar com essas "velharias" que podem voltar a viver novos dias de glória - eu pessoalmente não me importaria nada de ter uma máquina do Missile Command original, com o trackball gigante! :)


É sempre bom ver Portugal a ser a origem de (boas) notícias em vez de nos limitarmos a ouvir o que de bom se faz lá fora. :)

1 comentário: