2014/04/17

Sistema de reconhecimento de imagens do Google consegue decifrar reCaptchas


Os sistemas de CAPTCHA que tentam validar que somos humanos apresentando-nos imagens distorcidas são cada vez mais difíceis de decifrar. No entanto, caricatamente, os sistemas de reconhecimento de imagem têm avançado de tal forma que os computadores parecem conseguir fazê-lo de forma mais eficiente que os próprios humanos.

O Google tem feito bastantes avanços nos sistemas de reconhecimento de imagem, em parte devido à sua própria necessidade de tratar a gigantesca quantidade de informação recolhida pelos carros do Street View, e agora vem partilhar que os seus sistemas não só são capazes de identificar 90% dos números das portas em situações que baralhariam a maioria dos sistemas de reconhecimento... como também são capazes de resolver 99% dos reCAPTCHAs apresentados.


Relembro que os reCAPTCHA foram precisamente criados de forma a que os humanos pudessem assistir os sistemas de reconhecimento automático, apresentando aos utilizadores palavras que os computadores não conseguiam reconhecer. Agora, parece que os computadores já podem dispensar essa ajuda em 99% dos casos (e interrogo-me se no 1% restante seríamos capazes de os ajudar!)

Já dou por mim a imaginar o dia em que estes sistemas sejam postos em utilização em vídeo em tempo real, fazendo com que ao olhar para uma qualquer cena (com uns Google Glass, por exemplo) o sistema imediatamente consiga extrair todo o tipo de informações sobre o que estamos a ver - por exemplo, sobrepondo informação sobre as diversas lojas sobre as suas portas de entrada, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)