2014/04/08

StoreDot - Carregamento de baterias em 30 segundos


As baterias e a autonomia são temas recorrentes por aqui, e já por várias vezes temos discutido novas tecnologias que prometem melhorias substanciais... mas que parecem nunca chegar ao mercado. Agora, a StoreDot vem prometer uma melhoria significativa, baterias que podem ser recarregadas em apenas 30 segundos.

Já por cá perguntamos várias vezes se, uma vez que parece ser impossível ter uma bateria que nos dê algumas semanas de utilização, não se poderia exigir que pelo menos se fizessem os recarregamentos em tempo muito mais reduzido. Um smartphone actual poderá demorar horas até ficar completamente recarregado, o que é profundamente frustrante quando se descobre que nos esquecemos de o por a carregar apenas quando está na altura de sairmos de casa. Os mais prevenidos poderão dar uso a um bateria externa portátil para desenrascar nessa situação... mas não seria de admirar que também essa estivesse sem carga por se terem esquecido de também a recarregar.

A StoreDot é uma empresa israelita que tem desenvolvido baterias com inspiração orgânica que suportam recarregamentos muito mais rápidos que as baterias convencionais, podendo ser recarregadas em apenas 30 segundos.

A empresa diz que esta tecnologia irá custar cerca do dobro das baterias convencionais, mas penso que isso será um pequeno preço a pagar pela comodidade acrescida de recarregar um smartphone em menos de um minuto. Agora, resta saber se esta "magia" não terá efeitos adversos na longevidade da bateria... pois se estas cargas rápidas vierem acompanhadas por uma rápida degradação da mesma...

Infelizmente, é coisa que apenas poderemos avaliar para o final de 2016, altura em que a empresa diz que estas baterias de carregamento ultra-rápido estarão prontas para comercialização.

2 comentários:

  1. O video não mostra a fonte de alimentação. Reparem, uma bateria tem à volta de 10Wh de capacidade (2500 mAh x 3,7V). Isto significa que para transferir esta energia durante 30Seg é necessário dispor de uma fonte de 1200 W, o que para uma tensão de 3,7V significa mais de 300 A. É só 30 seg, mas aquele fiozinho que vemos no vídeo não aguenta. Há aqui uma historia mal contada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém nos diz que o carregamento é feito a 3.7V, sabemos que a saida da bateria será dessa voltagem, mas tratando-se de uma bateria com elementos completamente novos, nada nos garante que não possa ser carregada a voltagens superiores (ou, pelo volume que aquilo ocupa, até ter ali integrado a conversão da alimentação directa de 110/220V.)

      Mas uma coisa é certa... até chegar ao mercado... é tudo teórico. :)

      Eliminar